Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Tanzânia quer repatriar refugiados do Burundi a partir de Outubro

Nairobi, 27 Ago 2019 (Inforpress) – A Tanzânia indicou hoje que quer proceder a partir de 01 de Outubro ao repatriamento de todos os refugiados do Burundi presentes no seu território, considerando que a situação neste país permite o regresso.

“Concertados com o Governo do Burundi e em colaboração com o Alto Comissariado para os Refugiados, vamos iniciar o repatriamento de todos os refugiados do Burundi em 01 de Outubro”, anunciou o ministro do Interior tanzaniano, Kangi Lugola, citado pela AFP.

“Em virtude deste acordo, são 2.000 os refugiados que serão repatriados por semana até que todos os oriundos do Burundi deixem a Tanzânia”, disse o ministro, contactado pelo telefone.

Segundo Lugola, estão na Tanzânia actualmente cerca de 200 mil refugiados burundianos que vivem em campos, na região de Kigoma (noroeste).

O ministro Lugola e o seu homólogo do Burundi, Pascal Barandagiye, deslocaram-se no domingo a um dos campos de refugiados para anunciar esta decisão aos principais afectados.

Por sua vez, o Alto Comissariado, em comunicado enviado à AFP, considerou que embora tenha melhorado “a situação no Burundi não incentiva regressos”, lembrando ainda que centenas de pessoas continuam todos os meses a fugir do país e pedindo aos países da região para os acolher.

O Burundi está em crise desde que o Presidente, Pierre Nkurunziza, anunciou em Abril de 2015 a sua candidatura a um terceiro mandato. Foi reeleito em Julho desse ano.

A violência e a repressão que acompanharam a crise terão feito pelo menos 1.200 mortos e mais de 400.000 deslocados entre Abril de 2015 e Maio de 2017, segundo estimativas do Tribunal Penal Internacional, que abriu um inquérito.

Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos