Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Sociedade Cabo-verdiana de Música institui “Prémio SCM” para estimular criação musical

Cidade da Praia, 30 Jul (Inforpress) – A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) instituiu o “Prémio SCM” para estimular a criatividade musical e reconhecer os autores, compositores, interpretes músicos e todos aqueles que brindam o país com criação e gravação de obras musicais.

O anúncio foi feito esta manhã pela presidente da SCM, Solange Cesarovna, em conferência de imprensa, para a apresentação do regulamento do prémio e a divulgação dos pormenores da iniciativa, promovida pela Entidade de Gestão Colectiva de Direitos de Autor e Conexos no domínio da música.

Avançou que durante a assembleia-geral extraordinária da sociedade, realizada a 24 de Julho, foi aprovada a instituição do Prémio SCM como forma de reconhecimento aos autores, compositores, interpretes, produtores fonográficos, músicos, instrumentistas e todos aqueles que de uma forma ou outra brindam Cabo Verde com acto de criação de obras musicais e de gravação.

“A SCM entendeu aprovar e instituir a criação deste prémio, também, para estimular a criação musical uma vez que nos nossos estatutos a criação musical é algo que fomenta a própria missão da Sociedade Cabo-verdiana de Música que é a defesa das obras musicais e das gravações”, referiu.

Perante o contexto pandémico da covid-19, a classe cultural foi muito afectada e continua ainda a sofrer com os efeitos, onde as actividades culturais já foram retomadas, mas ainda em moldes bastante “lento”, na qual requer o engajamento de todos para contribuir para o relançamento do sector.

“Durante este período os nossos membros estiveram resilientes, criativos e fizeram muitas músicas, onde algumas falavam da pandemia e outras demonstram as incertezas dos tempos, mas, principalmente, para mostrar que a arte e a música é quem nos une, anima, nos dá esperança e nos mantem vivos mesmo em momentos tão difíceis, improváveis e de distanciamento social como este que a covid-19 trouxe”, apontou.

Segundo a presidente, a ideia é estimular esta criatividade e agradecer a todos aqueles que fazem parte da família SCM.

“O regulamento entra imediatamente em vigor e contempla o ano de 2021, ou seja, todas as obras musicais e gravações lançadas entre 01 de Janeiro de 2021 e 31 de Dezembro de 2021 são candidatas ao prémio”, acrescentou.

AV/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos