Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Sobe para dez número de mortos em Toronto, polícia fala em ato “deliberado”

Toronto, Canadá, 23 Abr (Inforpress) – Um total de dez pessoas morreram e dezena e meia ficaram feridas num atropelamento hoje ocorrido na cidade canadiana de Toronto que as autoridades classificam como um “ato deliberado”.

O condutor da carrinha que subiu o passeio e causou as mortes actuou de maneira deliberada, afirmou o chefe de polícia Mark Saunders.

Já o ministro da Segurança Pública, Ralph Goodale, afastou a possibilidade de alargar a investigação para já, por considerar que se tratou de um ato isolado do condutor, um jovem de 25 anos oriundo do norte de Toronto.

As fotos e vídeos da detenção mostraram um homem agressivo, que enfrenta um polícia empunhando o que parece ser uma pistola, ao lado de uma carrinha branca com a dianteira da carroçaria amolgada.

Em seguida, o homem larga o que tem na mão e é dominado e algemado sobre o ‘capot’ da viatura da polícia, antes de ser levado.

O local onde ocorreu o atropelamento, uma artéria bastante frequentada da cidade, com passeios largos, onde muitos peões caminhavam durante a pausa de almoço, para aproveitar o dia de sol, “vai ser encerrada durante vários dias, porque o inquérito vai ser longo, com diversas testemunhas para ouvir e muitas imagens de câmaras de vigilância para visionar”, observou Peter Yuen.

“Os nossos corações estão com todos os afectados”, declarou o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, na Câmara dos Comuns, antes de o balanço ser conhecido.

O incidente ocorreu quando Toronto acolhe uma reunião dos ministros da Segurança Pública do G7, depois de ter sido o anfitrião, durante o fim de semana, da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos sete países mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá).

Lusa/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos