Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Situações de fraude com cartões bancários em Cabo Verde representam menos de 0,1% das transacções – SISP

Cidade da Praia, 13 Dez (Inforpress) – As situações de fraude com cartões bancários em Cabo Verde representam menos de 0,1 porcento das transações conforme dados apresentados hoje pelo director-geral da Sociedade Interbancária do Sistema de Pagamento (SISP), Jair Silva.

Este responsável que falava na sequência de um workshop sobre sistemas de pagamento promovido hoje pela SISP para celebrar os 20 anos de existência, disse que com o aumento das actividades em termos de pagamentos online por parte dos cabo-verdianos, começaram também a serem registadas algumas situações de fraudes.

“Os pagamentos online é uma área que começa a despontar. Os cabo-verdianos começam a perceber das valências e do potencial comprando online, em mercados e fornecedores internacionais, e então começam a surgir situações de fraudes, cartões que são utilizados sem autorização”, disse.

Jair Silva alerta, entretanto, para questões de boas práticas a serem levadas em conta pelos utilizadores por forma a evitar situações desagradáveis com prejuízos para o consumidor e para a economia.

“O cartão é um meio pessoal, intransferível, portanto, e que não deve ser gerido com alguma leveza como às vezes acontece. Por definição o cabo-verdiano é um ser um humano não muito desconfiado e, portanto, isso acaba por levar a algumas situações menos boas”, frisou.

Da parte do SISP garantiu que sempre foi dada uma atenção “muito especial” à questão da segurança, tendo a empresa ao longo dos tempos conseguido certificações internacionais exigidas pelos grandes sistemas por forma a garantir aos cabo-verdianos um sistema totalmente seguro.

“A SISP deve ser das instituições mais certificadas em Cabo Verde. Temos um leque de certificações que nos são obrigadas pelas instituições parceiros internacionais como a Visa, Mastcard e agora American Express”, disse.

“Temos uma série de certificações que garantem segurança que desde o leitor do cartão, o momento em que o cliente coloca o pin e insere o cartão”, acrescentou, salientando que o alto nível de segurança da SISP é equiparado à tecnologia militar.

Para além da rede vinti4, integrada por cerca de 270 mil cartões, mais de 200 ATMs e 8.000 pontos de pagamentos nos comerciantes (POS), a SISP suporta outros sistemas nomeadamente o serviço de compensação de cheques e transferências electrónicas de fundos. Juntos movimentaram em 2018 mais de 300 mil milhões escudos.

MJB/FP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos