Sistema financeiro cabo-verdiano “está muito bem” apesar de alguns problemas – Governador do BCV

Cidade da Praia, 21 Mai (Inforpress) – O governador do Banco de Cabo Verde (BCV), João Serra, considerou, na Cidade da Praia, que o sistema financeiro cabo-verdiano “está muito bem”, apesar de alguns problemas.

João Serra fez essa constatação em declarações à imprensa, após manter um encontro com Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, para analisar o sistema financeiro do país.

Segundo João Serra, essa afirmação é sustentada pelo facto de Cabo Verde ter uma taxa de inflação “muito baixa” e com um “sistema financeiro estável”, não obstante “alguns problemas” como a garantia reservas para financiar as importações e o endividamento externo.

“Cabo Verde é um país que importa tudo com divisas e o BCV tem que ter essas divisas, é também um país que recorre ao endividamento externo para financiar o seu fraco desenvolvimento e terá que saldar essas dívidas com reservas”, explicou.

Para além disso, acrescentou que o país tem um regime de câmbio fixo, o que, segundo o governador do BCV, implica ter “um certo número” de meses de reservas para efeitos de importações.

“Temos estado a fazer tudo isso, para além de termos no país um sistema de pagamentos que funciona, ou seja Cabo Verde no que seja ao cumprimento da missão de uma Banco central julgo que está muito bem”, frisou João Serra.

OM/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos