Sistema das Nações Unidas promete cooperação “mais sólida” e com “mais recursos” com Cabo Verde

Cidade da Praia, 30 Nov (Inforpress) –  A coordenadora residente das Nações Unidas admitiu que a pandemia trouxe “grandes desafios” para Cabo Verde, mas prometeu uma cooperação “mais sólida” e com “mais recursos” para continuar a ser o “parceiro imparcial e transparente” para Agenda 2030.

Ana Graça reconheceu que a pandemia travou o que era suposto ser um ano “de velocidade de cruzeiro” no lançamento de décadas de acção, quando se está a dez anos de 2030, que se previa o aprofundamento de reformas para uma “maior coerência  e mais resultados” de desenvolvimento.

A diplomata deu estas garantias durante a segunda reunião do Comité de Pilotagem do ano, que reúne os parceiros com quem a ONE UN trabalha em representação de mais de uma centena de parceiros, neste órgão de liderança estratégica da cooperação com o Governo e mecanismo considerado importante em responsabilização mútua e prestação de contas.

Na sua intervenção manifestou o seu empenho para uma abordagem “mais integrada e multidisciplinar” para o desenvolvimento, de modo que possam ser conseguidos “melhores resultados”.

“Em Cabo Verde, penso já temos alguns resultados desta reforma e, efectivamente, temos mais capacidade de análise económica de parceria de planeamento estratégico conjunto, alinhados com as prioridades nacionais. Temos maia acesso a fundos globais e mais projectos conjunto”, sintetizou Ana Graça.

Sublinhou, a este propósito, que na base desta cooperação, Cabo Verde e Nações Unidas passaram de um projecto, em 2018, para três programas-conjunto em 2020, o que, a seu ver, demonstra “mais abordagem integrada nas coerências desta colaboração com o arquipélago”, seja na resposta com a pandemia, seja em outras áreas.

O estabelecimento deste Comité foi elaborado para responder aos acordos concluídos durante os vários diálogos, dos quais registaram-se “avanços positivos”, visando uma “melhor articulação,  diálogo e orientação  estratégica” das intervenções, no quadro da cooperação para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas em Cabo Verde.

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos