Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Sissoco Embaló propõe comissão mista para redefinir cooperação entre Guiné-Bissau e Cabo Verde

Cidade da Praia, 08 Jul (Inforpress) – O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, propôs hoje a criação de uma comissão mista para a redefinição das áreas prioritárias para a dinamização das relações de cooperação entre Cabo Verde e Guiné-Bissau.

A proposta foi apresentada ao seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, durante um primeiro encontro na sequência da visita oficial de quatro dias que iniciou hoje a Cabo Verde.

Uma visita que, de acordo com os dois chefes de Estado, acontece num momento “muito especial” das relações entre Cabo Verde e Guiné Bissau, e que deve ser aproveitada para o relançamento da cooperação entre os dois países nas mais diversas áreas.

“Nunca Bissau esteve próximo de Praia como agora, porque antes havia os partidos estados. Hoje priorizamos relações entre o Estado e entre os povos. Queremos estar mais próximos e ter mais forte essa relação. Por isso mesmo falamos numa comissão mista mais urgente possível entre os dois ministros dos negócios estrangeiros”, disse.

Sissoco Embaló, que integra na sua delegação o ministro do Turismo, manifestou, desde já, o desejo de ver a Guiné-Bissau aproveitar a experiência de Cabo Verde na área de turismo.

“Estivemos a falar na possibilidade da criação de uma escola de turismo. Guiné-Bissau também é um país onde podemos desenvolver muito o turismo e podemos tomar a experiência de Cabo Verde que pode também trazer a suas experiências em outras áreas. Hoje estamos com estabilidade e queremos aproveitar”, disse.

Por sua vez, o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, falou do reforço da cooperação diplomática e manifestou o desejo de manter o apoio da Guiné-Bissau junto da CEDEAO, na defesa de um estatuto especial para Cabo Verde, enquanto Estado insular.

Contudo, Jorge Carlos Fonseca sublinhou que há muitos domínios para a cooperação entre os dois países, para além da cooperação política diplomática.

Turismo, comunidades, formação de energias renováveis, economia marítima, transportes, administração pública, intercâmbio sobre a reforma da administração pública, governação electrónica são alguns domínios apontados pelo chefe de Estado cabo-verdiano.

“Podemos cooperar na área das energias renováveis. O senhor Presidente vai visitar o CERMI. Nós temos aqui um centro das energias renováveis da CEDEAO aqui. Temos já estudantes provenientes de outros países que vêm aqui para formação. Podem vir jovens guineenses para formar aqui a nível do CERMI”, sugeriu.

“Podemos cooperar fortemente na área das pescas, da indústria agroalimentar, nos transportes marítimos. Temos de trabalhar para haver ligações aéreas entre Bissau e Praia, ligando talvez até com outras capitais africanas”, acrescentou.

Jorge Carlos Fonseca, que há menos de seis meses esteve de visita oficial à Guiné-Bissau e fez o convite a Sissoco Embaló a vir à Cabo Verde, explicou que o trabalho que está a fazer para reaproximar Guiné-Bissau e Cabo Verde é no sentido desses dois países irmãos terem uma relação com “sustentáculo forte”.

“Que essas relações fossem sólidas permanentes, isto é, que não dependem e não flutuam com Governos ou com os Presidentes. Os Governos mudam, os partidos no poder mudam, os presidentes mudam e as relações que são sólidas e fortes fluem normalmente. São relações boas e fraternais independentemente do partido que estiver no poder”, realçou.

Durante a sua visita de quatro dias a Cabo Verde Sissoco Embaló será recebido em visita de cortesia pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, desloca-se à Cidade Velha enquanto Património Mundial da Humanidade pela Unesco, e a uma série de instituições nas ilhas de Santiago e São Vicente.

MJB/CP

Inforpress/fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos