Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Sismo de 6,3 na fronteira entre Panamá e Costa Rica

San José, 26 Jun 2019 (Inforpress) – Um sismo de magnitude 6,3 foi registado na fronteira entre o Panamá e a Costa Rica pelas 00:00 locais de hoje e as autoridades admitem a possibilidade de feridos e “danos significativos”, divulgou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O terramoto atingiu uma profundidade de 10 km, a uma distância de cerca de dois quilómetros da cidade de Progreso, no Panamá, segundo o USGS.

A Rede Nacional de Sismologia (RSN) da Universidade da Costa Rica anunciou, por seu lado, uma intensidade de 6,7, sem relatar vítimas ou danos materiais, segundo as autoridades.

De acordo com a RSN, o epicentro do terramoto foi localizado a 11 km a leste de Puerto Armuelles, localidade panamenha na fronteira com a Costa Rica, a uma profundidade de 31 km, às 23:23 locais de terça-feira (06:23 de hoje em Lisboa).

Em San José, a capital, o terramoto foi fortemente sentido e causou a queda de objectos em apartamentos e empresas.

Segundo a Rede Nacional de Sismologia da Universidade da Costa Rica, ocorreram vários tremores secundários, alguns com magnitude de 4,2 e 4,3.

O sistema de alerta de tsunamis da Costa Rica descartou o risco de tal fenómeno.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Lusa/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos