Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Siprofis pede medidas para melhoria da classe docente e prioridade na vacinação contra a covid-19 dos professores

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) – O Siprofis quer fazer do “Dia do Professor Cabo-verdiano” oportunidade para “uma grande reflexão” sobre os docentes e a sua valorização e propõe ao executivo medidas para a melhoria da classe e prioridade na vacinação dos docentes contra a covid-19.

Abordado pela Inforpress por ocasião desta efeméride, o presidente do Sindicato dos Professores da Ilha de Santiago (Siprofis) defende que o momento deve ser aproveitado para uma “grande reflexão sobre quem são os professores, onde estão e para onde vão em relação a sua valorização”.

Considera legítimo os professores exigirem mais respeito, reconhecimento e valorização, por ser “o caminho certo para o futuro da educação”.

Abraão Borges reconhece que no dia que se comemora mais uma efeméride alusiva ao Dia do Professor Cabo-verdiano, sob o lema “Unir as vozes pela valorização da classe docente”, num cenário de pandemia, não permite a realização de grandes actividades que favorecem a aglomeração de professores, tendo em conta o aumento exponencial do covid 19.

Nesta óptica, é de opinião que, os professores, à semelhança das entidades de saúde, protecção civil, autoridades policiais e militares, mostraram e estão mostrando que são “extraordinários, verdadeiros heróis” no combate à covid-19, e no combate para que a educação não pare no país, apesar de sucessivas medidas de confinamento, decretadas pelas autoridades competentes.

O Siprofis, elucidou, congratula-se com algumas medidas tomadas pelo então ministra da Educação, para resolução das pendências/dívidas, mas espera que se prossegue com essas medidas de modo a abranger todos que se julgarem ter direitos, inclusive os professores que estão na reforma.

Esta organização sindical aproveita a ocasião para propor ao Governo desta nova legislatura, algumas medidas para melhorar a carreira dos docentes cabo-verdiano como a nova grelha salarial, promoção automática de todos os professores que à luz do novo estatuto já ultrapassaram o tempo para tal e, melhoria na carreira para os professores, mestres e doutores.

Propõe ainda que seja revista a lei para a reforma dos professores no final da carreira, à semelhança da Polícia Nacional, de forma a serem abrangidos com uma promoção em que foi determinada a transição na carreira por antiguidade.

A valorização da carreira das monitoras do pré-escolar à luz do diploma que regula, afigura-se como outra preocupação do Siprofis, mediante que luta para a melhoria de toda a carreira e vínculo dos professores do ensino superior.

“O 23 de Abril é comemorado desde 1990, através do decreto nº25, de 21 de Abril de 1990, com finalidade de dignificar a profissão docente, por isso que, unindo as sinergias e as vozes de todos os professores, a classe será dignificada e respeitada”, recordou Abraão Borges, que apelou ao Governo a ter os professores como prioridade na vacinação contra a covid-19.

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos