Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Sindprof: Lígia Herbert reeleita com 95% dos votos

Cidade da Praia, 12 Jul (Inforpress) – A presidente do Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof), Lígia Herbert, foi reeleita para a liderança do sindicato, no último domingo, com 95% dos votos, vitória essa que considera “estrondosa”, “histórica” e jamais vista no sindicalismo. 

Em declarações à Inforpress, para falar sobre o resultado final das eleições para escolha do novo presidente do Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof), disse que, apesar dos condicionalismos epidémicos e geográficos do país, foi possível chegar a todas as ilhas e concelhos. 

“Foi uma vitória estrondosa e fez história. É uma vitória jamais vista no sindicalismo nem no associativismo porque estamos a falar de uma eleição participativa a nível do sindicato”, afirmou a presidente que explicou que o estatuto do Sindprof não permite votação através de procuração, mas sim directo. 

Lígia Herbert, que encabeçou a lista única às eleições considerou que com esta vitória conseguiram devolver aos professores o poder dos votos nas urnas para escolher também o seu destino laboral e a pessoa que seja a capitã dos seus problemas laborais. 

“Foi uma vitória justa, estrondosa, participativa e colaborativa porque os professores aderiram às urnas sendo que há ilhas onde tivemos 100% de votos e a nível nacional estamos a rondar os 95% tendo em conta o número de recenseados”, revelou Lígia Herbert que agradeceu a confiança dos associados. 

Com esta vitória, o Sindprof mostrou que existe democracia e que é possível fazer o sindicalismo participativo e colaborativo. 

“Os professores estão de parabéns ainda mais por mostrar que é possível fazer o que estamos a fazer onde os associados podem escolher, votar livremente na escolha dos seus representantes e nos órgãos que lhes vão representar durante os próximos quatro anos”, referiu Lígia Herbert que se mostrou “satisfeita” pela entrega dos professores e vontade de ver um sindicalismo diferente. 

Assegurou que o sindicato já esta a trabalhar no caderno de encargos, sendo que existem ainda muitos pendentes dos professores por resolver, realçando que o Sindprof pauta pela negociação por acreditarem ser um paceiro do Ministério da Educação, mas revindicando tudo aquilo que é legal e que o professor tem direito. 

“Continuamos com as nossas negociações pelo bem da classe em relação as pendências e a nossa bandeira deste novo mandato vai ser a valorização e o empoderamento da classe”, finalizou. 

AV/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos