Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Sindicatos animados com abertura do Governo para resolução dos problemas laborais na Administração Pública

Espargos, 09 Ago. (Inforpress) – Sindicatos sediados nas diferentes ilhas manifestam-se animados com a abertura do Governo para resolução dos problemas laborais que afectam os trabalhadores da Administração Pública, após audiências com governantes, que decorreram num “clima de abertura e pré disposição” das partes.

Este sentimento foi manifestado hoje pela presidente do Sindicato dos Transportes, Comunicações e Administração Pública (SINTCAP), Maria de Brito, na qualidade de porta-voz dos dirigentes sindicais que há dias reuniram-se com alguns governantes na capital do País, nomeadamente ministro das Finanças, da Administração e Modernização do Estado, ministro da Agricultura e Ambiente, e ministro da Educação.

Segundo a sindicalista, estava igualmente previsto um encontro com o ministro da Administração Interna, mas tal não aconteceu por razões de agenda daquele governante.

Maria de Brito revelou que nestes encontros, os cinco sindicatos, designadamente SINTCAP, SINTAP, SLTSA, SISCAP e SICOTAP, puderam especificar aos governantes alguns dossiês que vêm-se arrastando há já algum tempo “sem fim à vista”, o que, conforme analisou, tem contribuído para “deteriorar” o ambiente laboral em algumas instituições.

Segundo a sindicalista, para quem o diálogo é a melhor forma de minimizar os conflitos laborais, “já que estimula a reflexão, impactando positivamente o relacionamento laboral”, questões de carreiras, salários, precariedade, vínculo laboral, na Administração Público foram alguns assuntos que estiveram na agenda de trabalho com os diferentes governantes.

“O objectivo destas audiências prende-se, por um lado, com a necessidade dos sindicatos mostrarem ao Governo disponibilidade para alinhar posicionamento na procura de resolução dos problemas laborais que afectam os trabalhadores da Administração Pública”, esclareceu, apontado, por outro, a necessidade de obtenção de respostas e clarificação de alguns dossiers laborais que vêm-se arrastando há algum tempo.

“O que tem contribuído para criar ansiedade e mal-estar no ambiente laboral de muitas instituições da Administração Pública”, comentou.

Face aos diferentes encontros de trabalho, a sindicalista salientou o facto de as audiências terem decorrido num clima de abertura e predisposição de ambas as partes, no sentido de se procurar sempre o diálogo e se alinhar na procura de soluções, com vista a ultrapassar os conflitos no ambiente laboral da Administração Pública.

“Deste modo, os sindicatos em referência vão continuar a acompanhar mais de perto a resolução das questões levantadas nas instituições públicas, pois mostra-se urgente resolver vários problemas laborais neste País, principalmente no que se refere à Administração Pública”, concluiu.

SC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos