Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Simpósio Aristides Pereira: Tema destaca papel das companhias dos comandos africanos na luta pela independência

 

Cidade da Praia 17 de Nov (Inforpress) – O papel das companhias dos comandos africanos na luta pela independência da Guiné-Bissau foi hoje destaque num dos temas do Simpósio Internacional Aristides Pereira que decorre entre 16 e 18 de Novembro na Cidade da Praia.

“Comandos africanos: memórias e testemunhos da guerra colonial e da descolonização da Guiné-Bissau” foi o tema abordo pela conferencista portuguesa Sofia Rodrigues neste segundo dia do evento, que tem como lema “Recordando o Homem, Edificando a História”.

Em declarações à Inforpress, a investigadora explicou que foram três as companhias dos comandos africanas que “Spínola criou na Guiné-Bissau depois de 1971” e que colocou “irmãos a combater contra os próprios irmãos”, já que eram “tropas especiais e todas africanas” e combateram ao lado dos portugueses contra o PAIGC.

“Estes homens ficaram no limbo identitário. Portugal deixou-os completamente abandonados, depois deles terem jurado bandeira, e o PAIGC perseguiu-os, porque tinham sido as tropas de elite que mais nas vistas deu contra o movimento de libertação nacional” explicou a investigadora.

Durante a sua intervenção, Sofia Rodrigues explorou a forma como essas tropas chegaram aos comandos, bem como o seu “contributo na guerra” e como é que “viveram a descolonização.”

Sofia Rodrigues frisou que é “sempre importante” debater estas temáticas, sobretudo sobre uma personalidade que acabou por ficar “na sombra” de Amílcar Cabral e que tem um “igual contributo”.

O Simpósio Internacional Aristides Pereira, promovido pela Fundação Amílcar Cabral (FAC) e a Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP) e que decorre na Biblioteca Nacional, encerra-se sábado, 18.

EB /DR/FP

Inforpress /Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos