Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Serviços não financeiros em Cabo Verde com variação anual de 7% em 2019

Cidade da Praia, 03 Mar (Inforpress) – Dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) indicam que Cabo Verde registou uma variação de negócios nos serviços mercantis não financeiros em 2019 de 7%, uma subida de 1,7 pontos percentuais face ao ano anterior.

De acordo com os indicadores de actividades do sector dos serviços apurados pelo INE, Os índices de emprego a tempo integral e total registaram variações anuais de 1,9% e 2,3%, respectivamente. Enquanto o índice de remunerações brutas registou um aumento de 4,2%.

Em 2019, avançou o INE, as secções de comércio por grosso, reparação de veículos automóveis e motociclos, e de alojamento e restauração apresentaram contributos mais relevantes para a variação do índice agregado (3,3, 1,6 e 2,2 pontos percentuais, respectivamente), em resultado de variações de 5,4%,16,8% e 12,8%, respectivamente.

A mesma fonte avançou ainda que a taxa de variação anual registada pelo índice de remunerações brutas, em 2019, foi de 4,2%, valor superior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no ano anterior.

Os Indicadores de Actividade do Sector Serviços têm por objectivo, conforme explicou o INE, proporcionar, através dos índices de Volume de Negócios, Emprego e Remunerações nos serviços, indicadores de evolução do mercado de bens e serviços neste sector.

A instituição fez saber ainda que estes índices são calculados com base no inquérito aos indicadores de actividade do sector serviços. Trata-se de um inquérito amostral realizado essencialmente por recolha directa junto de unidades estatísticas (empresas), sediadas no território nacional.

GSF/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos