Serviços do Estado prestados por via electrónica todos suspensos – Governo garante reposição brevemente

Cidade da Praia, 27 Nov (Inforpress) – Os serviços do Estado prestados pela via electrónica estão todos paralisados devido à suspensão temporária desde quinta-feira, 26, da rede tecnológica privativa de Estado, devido a um ataque cibernético.

A informação foi avançada hoje pela secretária de Estado da Administração Pública e Modernização Administrativa, Edna Oliveira, que garante que ações estão a ser desenvolvidas, visando a resolução do problema e a reposição dos serviços.

“Neste momento estão em fase de verificação. O que eu posso dizer, é que neste momento o que está abaixo é da rede do Estado de comunicação tanto o Outlook como os telefones da rede de Estado que são garantidos pelo NOSI. Mas já está a ser tratado pelo que brevemente retomaremos a normalidade”, disse.

Edna Oliveira admite que o atendimento público está a ser fortemente afectado, mas salientou que não se pode falar da suspensão de todos os serviços, já que os serviços presenciais estão a funcionar, embora com algumas dificuldades.

“Estando o Outlook e a rede de comunicação por telefone suspensos, torna-se mais dificultada a comunicação. Os serviços que são prestados pela via electrónica, que requerem os sistemas estão em baixo, ficaram prejudicados sim, mas esses serviços continuam a ser prestados pela via presencial”, garantiu.

Esta quinta-feira, o Núcleo Operacional para Sociedade de Informação (NOSI) informou em nota de imprensa que alguns segmentos da Rede Tecnológica Privativa do Estado estão a ser fortemente atacados pelo Ransomware e que razões de segurança e com vista a evitar a sua propagação em toda rede, os serviços na rede foram temporariamente suspensos.

Ransomware é um tipo de software nocivo, conhecido também como malware, que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas, como em um sequestro, para que o acesso possa ser restabelecido.

MJB/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos