Serviço da Pediatria do HAN ganha parque infantil de recreio e de lazer para crianças internadas

Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) – O Banco de Urgência da Pediatria do HAN conta a partir de hoje com um parque infantil, criado para melhorar as condições de recreio e de lazer das crianças internadas e a qualidade de prestação de serviços. 

 A cerimónia de entrega do referido parque que foi patrocinado pelo International Investiment Bank (IIB), enquadrado no Dia Mundial do Doente, aconteceu hoje no Serviço de Pediatria do Hospital Agostinho Neto (HAN) e contou com a presença do presidente do Conselho de Administração do hospital, Imadueno Cabral, e o presidente da Comissão Executiva do IIP, Francisco Ferreira. 

Após o acto de entrega, a directora do Serviço de Pediatria do HAN, Neusa Carvalho, na sua intervenção, congratulou-se com a iniciativa, considerando que o parque de recreio e de lazer será uma mais valia na melhoria do processo de internamento das crianças e dos familiares que as acompanham. 

“O internamento é um processo longo e muitas vezes dura, pois, há crianças que duram 24 horas, outras um mês e outras que ainda ficam internadas vários meses. Portanto, ter este parque infantil ajuda no tratamento das crianças e no bem-estar da família, pois estando uma criança internada e sentindo-se como se estivesse em casa ou no seu meio ajudará e muito na cura do paciente”, afirmou. 

Por seu turno, o presidente do Conselho Executivo do IIB, Francisco Ferreira, elucidou que o referido banco, no quadro das suas políticas do desenvolvimento do capital humano, tem em curso desde o ano passado, um programa de responsabilidade social. 

“Foi uma honra para o IIB poder colaborar com o hospital na formulação do desenho desta ala. O obejctivo é dar às crianças no momento de dificuldades, um espaço onde efectivamente possam brincar e sentir-se crianças, num dos momentos mais difíceis da sua vida em que enfrentam no momento da doença”, realçou, acrescentando que a finalidade é ter, igualmente, um espaço com mais cor, vida e humanização na criação de memórias felizes das crianças, ainda que em momentos de dificuldades. 

Referiu ainda que a remodelação do referido espaço contou com a contribuição dos colaboradores do IIB, que a título privado contribuíram com a entrega de brinquedos e equipamentos infantis para a funcionalidade do espaço. 

Por seu turno, o presidente do Conselho da Administração do Hospital Agostinho Neto, Imadueno Cabral, salientou a importância deste gesto simbólico, que no seu entender, irá contribuir no bem-estar das crianças que por motivos de saúde ficam privados de momentos de ocupação e lazer. 

“Este gesto representa mais um passo naquilo que é a consolidação da política da humanização para este hospital. Agradecemos ao banco pelo esforço financeiro que este investimento representa, que para além do seu valor financeiro, tem o valor de uso que é muito mais importante nesta época muito difícil que muitas instituições estão a sofrer com a pandemia da covid-19”, afirmou. 

O Dia Mundial do Doente é celebrado anualmente a 11 de Fevereiro. 

A data foi instituída a 11 de Fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”. 

CM/DR 

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos