Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Semana global do dinheiro celebrada em Cabo Verde com acções de sensibilização para jovens e mulheres

Cidade da Praia, 25 Mar (Inforpress) – A Semana Global do Dinheiro, que se comemora de hoje a 31 de Março, é assinalado em Cabo Verde com conferência e acções de sensibilização voltadas para jovens, crianças e mulheres sobre o uso mais inteligente do dinheiro.

A Semana Global do Dinheiro “Global Money Week” (GMW) é uma iniciativa da Child & Youth Finance International (CYFI), uma organização sem fins lucrativos sediada em Amesterdão (Holanda) e este ano tem como lema “Aprenda, Economize e Ganhe”.

Em Cabo Verde as actividades estão a ser promovidas pela Associação para a Promoção da Literacia Financeira (Profin), em parceria com as universidades, o Banco de Cabo Verde (BCV), a Bolsa de Valores de Cabo Verde e a Associação de Jovens Economistas (Ajecon).

Segundo o presidente da Profin, António Baptista, o objectivo é trazer temas, conceitos e dicas, para que as famílias, jovens e crianças possam entender melhor o que é a educação financeira e como é que ela pode mudar a vida das pessoas e acabar com o ciclo da pobreza.

Esta é terceira vez que a GMW está a ser celebrada em Cabo Verde e este ano o programa, segundo António Baptista, é muito mais amplo.

“Infelizmente devido ao período de férias nós optamos por trabalhar com jovens e alunos universitários. São alunos que estão no primeiro ano de curso que nós queremos utilizar como público alvo dessa semana”, explicou.

Do programa de actividades constam acções de sensibilização, formação e educação nas várias universidades do país, designadamente a Uni-CV, a Universidade Jean Piaget, o ISCEE, a Universidade de Santiago, o Instituto Superior das Ciências Jurídicas e Sociais, e nas escolas profissionais.

António Baptista disse acreditar que o conhecimento e dicas de educação financeira podem realmente mudar a vida de muitas pessoas e neste sentido defendeu que o país deve cada vez mais realizar acções para educar financeiramente as pessoas desde a tenda idade e aponta como uma das vias a introdução do assunto no curriculum escolar.

“Aqui em Cabo Verde não temos educação financeira. Na verdade, nós somos malcriados financeiramente porque não se ensina nas escolas, os pais não têm o hábito de falar de dinheiro com os filhos e a maioria de nós chegamos na idade adulta imaturos em relação a esse assunto”, frisou.

“Nós não fazemos poupança. Aliás o estudo do BCV de 2015 demonstra que os cabo-verdianos não têm as habilidades financeiras suficientes para ter uma vida financeira saudável, ter independência financeira”, acrescentou enaltecendo, entretanto, a estratégia do BCV de avançar com um plano de educação financeira.

Para além dos jovens, as actividades deste ano estão também voltadas para as mulheres. Assim no dia 27 de Março, Dia da Mulher Cabo-verdiana é realizada uma conferência no campus universitário da Uni-CV, na Cidade da Praia, sobre o empreendedorismo, a resiliência e a educação financeira”.

No mesmo dia com o apoio da Serviço Público de Abastecimento do Município da Praia (SEPAMP), a Profin e parceiros vão estar no mercado de Sucupira a fazer sensibilização junto das rabidantes (vendedoras).

“As nossas rabidantes são muito engenhosas, muito empreendedoras, mas infelizmente devido às dificuldades ou má educação financeira muitas delas não conseguem superar o desafio para ter uma vida mais próspera. Nós queremos através dessa iniciativa levar conhecimento, dicas a essas rabidantes no sentido de ajudá-las a superar o desafio da prosperidade”, explicou.

A GMW, uma iniciativa da CYFI, é uma campanha anual de consciencialização financeira criada para inspirar crianças e jovens a aprender sobre dinheiro, meios de subsistência e empreendedorismo.

Durante a GMW2019, os jovens serão apresentados a técnicas requeridas para acumular e economizar dinheiro, práticas responsáveis de tomada de decisão financeira e a procurar emprego.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos