Selecção de karaté de Santo Antão no campeonato nacional com expectativas muito altas – Nelson Lima

 

Ribeira Grande, 31 Ago (Inforpress) – A selecção de karaté de Santo Antão viaja esta sexta-feira, 01, à ilha do Sal, para participar no Campeonato Nacional 2016/2017 da modsalidade, com expectativas “muito altas” no que toca aos resultados desportivos.

“As minhas expectativas são bem grandes porque temos atletas que já foram campeões nacionais, e queremos chegar ao pódio nas disciplinas que nunca conquistamos” disse o presidente da Associação de Karaté de Santo Antão, Nelson Lima, em declarações à Inforpress, considerando que os seus atletas “já têm uma certa experiência, apesar da idade”.

A equipa santantonense vai ser composta por 12 atletas e dois dirigentes, sendo dois atletas do escalão cadete masculinos, Christian Silva e Jordan da Luz, que competirão nas disciplinas de Kata e Kumite, duas atletas juniores femininos, Marcia Lima, na disciplina de Kata, e Rafaela Monteiro, em Kumite.

Ainda em juniores, agora no sector masculino, a selecção integra três atletas, Rafael Reis, Luis Reis e Willy Lopes que competirão em Kata e Kumite, e um atleta sub-21 masculino, Fernando Lima, que também compete em Kata e Kumite.

Nos seniores masculinos, Ronny Silva competirá em Kumite, enquanto Aritson Lima, Ivan Mota e Euclides Rodrigues, competirão em Kata e Kumite, individualmente, e competirão também em Kata, por equipa, uma competição em que, segundo Nelson Lima, “a concentração e sincronia tem que ser a mais perfeita possível”.

“Devo realçar que até esta data nenhuma região apresentou uma equipa nas competições realizadas e esperamos ter adversários” disse Nelson Lima explicando que, quanto aos critérios de selecção, a escolha recaiu sobre “os quatro melhor classificados do último campeonato regional, em cada escalão”.

Nelson Lima lamenta não ter sido possível juntar os atletas para um treino conjunto, pelo que a responsabilidade da preparação ficou para os instrutores locais.

Segundo o líder da Associação de Karaté na ilha, “Santo Antão já compete desde 2012/13 e vem escrevendo a sua história nas competições nacionais” já que vem juntando títulos de campeão todos anos em quase todos os escalões.

O último, adiantou Nelson Lima, foi realizado em 2015 com Santo Antão a sagrar-se vice-campeã em Kata, no escalão cadete masculino, na pessoa do atleta Rafael Reis, campeã e vice-campeã, em Kata e Kumite no escalão júnior feminino, na pessoa de Natália Delgado, com Aritson Lima a conquistar os títulos de campeão em Kata senior masculino e vice-campeão em kumite.

Na época desportiva 2013/14 uma “cadete” santantonense integrou a Selecção Nacional, na pessoa da atleta Nelci Fonseca que participou no Campeonato de Zona ll, no Senegal, tendo conseguido a medalha de Bronze.

No ano seguinte, em 2015, Aritson Lima também fez parte da Selecção Nacional, conseguindo medalha de Bronze em kumite, por equipa, no Campeonato da Zona ll também realizado no Senegal.

Nestas duas saídas da Selecção Nacional da modalidade, o presidente da Associação de Karaté de Santo Antão, Nelson Lima, integrou a comitiva, na qualidade de árbitro nacional e fez formação nesta área obtendo o diploma de árbitro e juiz de kata e kumite, da Zona ll.

HF/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos