Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Seis instituições públicas do País recebem distinção internacional de “Utilizador Eficaz da CAF”

Cidade da Praia, 06 Mai (Inforpress) – Seis instituições públicas de Cabo Verde vão receber a distinção internacional de “Effective CAF User”, emitida pelo Instituto Europeu da Administração Pública (EIPA), em parceria com a direcção-geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) de Portugal.

Segundo uma nota de imprensa da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), as empresas contempladas foram a Direcção Nacional de Administração Pública (DNAP), Registo Notariado e Identificação (RNI), Câmara Municipal da Praia, Câmara Municipal do Sal Direcção Nacional de Receitas do Estado (DNRE) e a Câmara de Comércio de Sotavento (CCS).

Essas seis instituições da administração pública cabo-verdiana candidataram-se ao processo de Feedback Externo (PEF), no âmbito da implementação do Projecto “Promover a melhoria organizacional em instituições económicas para facilitar a reforma do ambiente de negócios em Cabo Verde: Implementação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF) ”.

Este projecto é executado pelo Governo Cabo Verde, através do Ministério das Finanças, com a assistência técnica da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e financiado pela União Europeia.

Em declarações à Inforpress, o coordenador nacional ONUDI, Rui Levy, disse que em finais de Janeiro estiveram no País os agentes externos de avaliação e nas visitas que efectuaram a essas instituições, escolhidas para implementar este projecto-piloto no País, tiveram provas de que todos estão a implementar a metodologia correctamente.

“Estes demonstraram sinais de que estavam a adoptar princípios de excelência em termos de foco no cliente, foco nos resultados, responsabilidade sociais, portanto, um conjunto de princípios que fazem parte do princípio de excelência que a organização deve estar a adoptar para poder receber essa distinção”, disse, sublinhando que essa distinção é valida por dois anos.

Depois dessa avaliação, assegurou, todos receberam parecer positivo elaborado pelo agente externo da DGAEP pela forma como implementaram e acompanharam o processo CAF, bem como o caminho escolhido pelas organizações, para atingirem a excelência a longo prazo, baseando-se nos princípios da excelência.

“A distinção é uma evidência do esforço e compromisso institucional com princípios de gestão da qualidade total e da excelência e reconhece oficialmente que a instituição está comprometida em melhorar a prestação dos seus serviços, tendo como o objectivo principal a satisfação do seu cidadão/cliente”, lê-se na nota de imprensa.

A cerimónia de entrega das distinções, informou, será organizada após o término do estado de emergência em Cabo Verde.
Segundo o comunicado, a CAF é um modelo de autoavaliação da qualidade desenvolvida pela União Europeia, como fruto da evolução do Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management), visando medir o desempenho na

Administração Pública, através do qual uma organização procede a um diagnóstico das suas actividades e resultados com base em evidências.

O projecto CAF visa dotar os dirigentes de instrumentos de gestão por objectivos e melhorar o ambiente de negócios através da introdução de uma cultura de excelência e qualidade nas instituições da Administração Pública, que prestam serviços aos cidadãos e às empresas.

O projecto é financiado pela União Europeia e terá a sua conclusão em Julho de 2020.

AM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos