Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Segurança Social: Administradora do INPS considera “boa” a situação existente no país

 

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) – A administradora do Instituto Nacional de Previdência Social, Orlanda Ferreira, considerou, hoje, que a situação da segurança social existente no país é “boa”, mas é preciso efectuar uma “gestão criteriosa” com segurados e contribuintes para “manter a qualidade”.

“O nosso maior desafio, à semelhança de outros sistemas de segurança social é a sustentabilidade da segurança social e Cabo Verde, evidentemente, não defere de outros regimes em outros países. Neste momento podemos dizer que estamos com uma situação que consideramos boa”, observou, destacando que, esta situação não continuará por muito tempo se não efectuarem uma “gestão criteriosa” com os envolventes no sistema de previdência social.

A mesma fonte adiantou ainda que, a principal preocupação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) é garantir o futuro das pensões de todos aqueles que contribuem, e, segundo ela, o que poderá colocar em risco este objectivo da instituição é o desafio que possuem na área da saúde.

“A sustentabilidade do ramo de saúde, de doença é para nós um dos maiores desafios, porque temos custos elevadíssimos e a tendência é crescente”, sustentou.

Por outro lado, Orlanda Ferreira disse que existe um outro factor “desafiante” no impacto do sector da saúde, que é o “custo da insularidade”. Para ela, o custo do transporte entre ilhas, as evacuações para o exterior e a estadia de todos os evacuados são “montantes elevadíssimos”.

Segundo a administradora, o INPS possui 206.000 assegurados, mas neste momento, somente 67.000 contribuem para o sistema, por isso avança ela, esta constitui um desafio que poderá pôr em causa a “sustentabilidade” da assistência médica medicamentosa, cujos custos são “extremamente elevados”.

Para comemorar o Dia Mundial de Segurança Social, que é celebrado a 08 de Maio, o INPS iniciou na sexta-feira passada um encontro com os colaboradores para sensibilizar sobre a matéria e apresentar os desafios para o ano 2017, e termina hoje, com o lançamento da coletânea de toda a legislação do sistema de segurança social com o Instituto Superior de Ciências Jurídicas.

AF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos