Secretário de Estado da Educação em Santo Antão com o ensino superior em agenda    

Porto Novo, 26 Out (Inforpress) – O secretário de Estado da Educação, Amadeu Cruz, chega hoje a Santo Antão para encontros de trabalho no quadro da preparação do projecto científico-académico com vista à criação, já em 2019, do pólo universitário nesta lha.

Amadeu Cruz, segundo uma nota do Governo, inicia a visita com encontros com os três delegados do Ministério da Educação (ME) em Santo Antão para, de entre outros assuntos, abordar a questão  de criação do ensino superior em Santo Antão, a partir do próximo ano lectivo.

À tarde, o governante participa no encontro síntese da missão de trabalho que uma equipa técnica do Instituto Superior da Agronomia de Lisboa está a efectuar em Santo Antão para, precisamente, apoiar o Governo na preparação do projecto científico-académico com vista à instalação do ensino superior nesta ilha.

A missão, integrada por quatro catedráticos desse instituto português, está em Santo Antão desde o dia 24 de Outubro, acompanhada do director do gabinete do ensino superior, ciência e tecnologia do ME, Aquilino Varela.

O Governo tem em curso o processo  para a implementação do ensino superior em Santo Antão, que passará pela instalação e entrada em funcionamento, a partir do ano lectivo 2019/2020, do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias, desta ilha.

O Executivo diz estar trabalhar para que o Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias desta ilha esteja instalado dentro de um ano, ministrando os primeiros cursos  em áreas como agricultura, pecuária, ordenamento e gestão florestal, engenharia rural e energias renováveis.

Os autarcas santantonenses têm exortado o Governo a “prosseguir” os esforços com vista a fixar, até  2019, o ensino superior em Santo Antão, criando as condições para que os estudantes possam continuar os seus estudos na própria ilha.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos