Secretária-geral do MpD realça impacto da universidade de verão da JpD na formação dos jovens

Cidade da Praia, 26 Set (Inforpress) – A secretária-geral do Movimento para a Democracia (MpD), Filomena Delgado, realçou hoje o impacto da Universidade Verão da JpD na formação dos jovens cabo-verdianos e no reforço da participação da juventude na política.

Aquela responsável falava no encerramento da IV edição do evento que, este ano, devido à pandemia da covid-19 decorreu exclusivamente online, tendo contado com a participação de várias personalidades entre governantes, deputados, dirigentes partidários e outros.

“O MpD reconhece a importância da Universidade de Verão para a formação dos jovens, para sua preparação, permitindo-lhe intervir na política e acarinha esta iniciativa. Portanto é intercâmbio, é a troca de ideias e o convívio que foi uma parte afectada este ano”, disse, indicando, contudo, que o formato adoptado, usando as novas tecnologias, teve o lado positivo de permitir a participação de jovens que residem fora de Cabo Verde.

Tendo como lema “Juventude Local”, durante três dias foram debatidos diversos temas. Designadamente. A Juventude e as Autarquias Locais, as Finanças Locais, a Ética na Política, Falar em Público e Discursos históricos, Campanha em Tempo de Pandemia, Sistema Eleitoral e Competências e Função de Representação Parlamentar.

Para Filomena Delegado foram temas pertinentes e actuais, tendo em conta o contexto que o país está e vai viver nos próximos tempos, numa alusão às eleições autárquicas deste ano e às legislativas e presidenciais de 2021.

Aquela dirigente partidária realçou, igualmente, o facto de estar a acontecer aquilo que chama de “renovação das listas” para as eleições autárquicas, marcadas por uma “presença expressiva de rapazes e raparigas”.

“Isso é um aspecto muito positivo e é um bom contributo na renovação das assembleias municipais e, provavelmente, como vereadores também terão um contributo importante a dar”, disse apontando também para a questão da paridade.

Aos jovens participantes incitou-os a empenharem-se cada vez mais como forma de motivar aqueles que muitas vezes se mostram desinteressados da política.

MJB/HF

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos