Secretária-geral da UNTC-CS reafirma apoio ao Movimento Nacional de Renovação do SINDEP

 

Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – A secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS), Joaquina Almeida, reafirmou hoje, na Cidade da Praia, o apoio ao Movimento Nacional de Renovação do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP).

“A UNTC-CS não pode fugir à sua responsabilidade. Este grupo de trabalhadores vai receber todo o apoio da Central”, garantiu Joaquina Almeida.

Segundo a sindicalista, no passado a UNTC-CS deu também todo o apoio aos dirigentes sindicais na sua deslocação a todas as ilhas para criação do SINDEP. “Por isso, agora não pode negar o apoio ao Movimento Nacional de Renovação do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP)”, frisou Joaquina Almeida.

Recentemente, o presidente do SINDEP, Nicolau Furtado, considerou “paternalista e contra a lei” a atitude da União Cabo-verdiana dos Trabalhadores Cabo-verdianos – Central Sindical de criar um novo sindicado dos professores.

O sindicalista disse também que já fez contacto com os professores a nível nacional sobre a criação do Movimento Nacional de Renovação do SINDEP, apesar da UNTC-CS ter feito uma “odiosa campanha de difamação e calunia”.

O presidente do SINDEP disse ainda que “a campanha tem denegrido e manchando o bom nome do sindicato e seus dirigentes, com o objectivo de desestabilizar a organização e a classe docente”, destacando que o SINDEP tem feito muito pelos professores, como interlocutor junto do Ministério da Educação para a resolução dos problemas da classe.

Para o líder do Movimento Nacional de Renovação, Alcides Moreira, a “inoperância” do SINDEP constitui um “grande motivo de revolta” por parte dos professores, estando cientes que as “coisas não estão a correr bem”, mas acredita que “haverá dias melhores”.

JL/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos