SCM congratula-se com pagamento dos Direitos Autorais pelo Festival da Gamboa

Cidade da Praia, 24 Mai (Inforpress) – A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) felicitou a organização do Festival da Gamboa pelo primeiro pagamento dos direitos autorais na história do festival, concretizada na 28ª edição do certame realizada a 20 e 21 do corrente.

Em comunicado de imprensa enviada à Inforpress, a presidente da SCM, Solange Cesarovna felicitou a Câmara Municipal da Praia e a JM Produções, enquanto instituições organizadoras e produtoras do Festival da Gamboa 2022, pela iniciativa de tornar o certame num festival “Copyright Friendly”, através do cumprimento da obrigação legal de pagamento dos direitos autorais.

Considerou tratar-se de um “momento tão simbólico para todos os que fazem parte do sector musical e criativo cabo-verdiano, com a retoma efusiva das actividades culturais e artísticas no Município da Praia, no quadro da celebração do Dia do Município”.

Os autores e os compositores do nosso País de música, lê-se na missiva, também foram contemplados na festa da música deste final de semana, que contou com a actuação de vários artistas, nos dois dias do Festival.

“O pagamento dos direitos autorais, não obstante ser uma obrigação legal, é também um belíssimo e nobre gesto de remuneração aos donos da matéria prima que alimenta os certames musicais, permitindo a justa remuneração aos trabalhadores da classe autoral e criativa, no País”, sublinha a fonte.

A SCM fez questão de felicitar o Festival de Gamboa 2022 e a organização “por respeitar e remunerar os músicos, autores e compositores de Cabo Verde, para que juntos possamos contribuir para manter o sector musical e criativo cabo-verdiano”.

SR

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos