Assomada, 19 Abr (Inforpress) – A Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) vai implementar um Centro Regional de Operação de Ambulâncias para aprimorar a gestão, o atendimento e para reforçar os serviços de saúde a nível dos seis municípios que compõem a região.
Esta informação foi avançada à imprensa hoje, pelo director da RSSN, João Baptista Semedo, após ‘socializar’ este projecto com os profissionais de saúde de todas as estruturas d sector dos seis concelhos que compõem a região – Santa Catarina, Santa Cruz, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, Tarrafal e São Miguel.
O encontro para a apresentação e recolha de subsídios do projecto do Centro Regional de Operação de Ambulâncias teve lugar na sala de reuniões do Gabinete Técnico da RSSN, em Achada Falcão, no município de Santa Catarina, interior da Ilha de Santiago.
Este projecto integrado, segundo João Baptista Semedo, vai evitar que se mantenha os serviços de forma isolado, e ainda fazer com que a região ganhe a nível de respostas, eficiência e eficácia.
Se tal acontecer, João Baptista Semedo garantiu que vão melhor resposta a nível da prestação desse serviço em toda a região Santiago Norte.
Segundo adiantou este responsável, esta central de operação de ambulância a ser instalada na cave de Centro de Saúde de Santa Catarina, em Chão dos Santos, Assomada, vai contar com oito ambulâncias, uma equipa de enfermeiros e condutores de piquete que vão estar de prontidão em caso de evacuações.
Prevê-se ainda a criação de uma unidade de apoio à colheita e gestão de amostras, bem como a constituição da Equipa Móvel Multiprofissional.
Os três projectos, segundo o Gabinete Técnico da RSSN, pretende melhorar a gestão de colheita e amostras de modo centralizado e com coordenação e apoio regional, melhorar a prestação dos serviços a nível das estruturas de atenção primária e implementar uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis tais como, humanos, materiais e financeiros.
A mesma fonte acrescenta que a implementação dos referidos projectos vai ao encontro dos objectivos da criação da RSSN, através do decreto-lei nº58/2006, de 26 de Dezembro, onde perspetivara que os seis municípios que compõem a região, através das suas estruturas de saúde, possam trabalhar na lógica de complementaridade, reforçando os princípios de gestão partilhada sejam recursos humanos, materiais e informacionais, para se conseguir ganhos em escala e gestão cada vez mais eficiente, em matéria de prestação de cuidados de saúde.
A RSSN conta com cinco delegacias de saúde, um hospital regional e um centro de saúde (São Salvador do Mundo) que depende da Delegacia de Saúde de Santa Catarina, e serve uma população estimada em 121 mil pessoas.
FM/JMV Centro Regional de Operação de Ambulâncias
Inforpress/Fim