Saúde Animal: Cabo Verde livre da peste bovina e da febre aftosa – FAO

Cidade da Praia, 19 Set (Inforpress) – A representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em Cabo Verde garantiu hoje, na Cidade Velha, que o país está livre da peste bovina e da febre aftosa.

Ana Touza deu essa garantia na sessão de abertura da VIII Reunião das Redes Regionais de Saúde Animal da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), que decorre a partir de hoje e até sexta-feira, 23, no município de Ribeira Grande de Santiago.

“Em Cabo Verde a situação da saúde animal é privilegiada, uma vez que o país está livre da peste bovina e das doenças de pequenos ruminante, como a febre aftosa”, precisou Ana Touza.

No entanto, avançou que na África Ocidental a criação de animais contribuiu com cerca de 35 por cento (%) do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que em Cabo Verde 85% das famílias rurais se dedicam à criação de animais nas suas residências.

“Isto faz da pecuária uma actividade importante para as economias das populações rurais”, notou Ana Touza, considerando, contudo, que o ” potencial dos animais é pouco aclarado nos países da sub-região, que continuam dependendo de exportações de carnes, leites e seus derivados”.

Por outro lado, informou que, de acordo com os dados da FAO, a pecuária contribuiu com quase 40% da produção agrícola total nos países desenvolvidos e 20 % nos países em desenvolvimento.

A responsável acrescentou ainda que a pecuária apoia os meios de subsistência de, pelo menos, 1,3 mil milhões em todo o mundo e que 34% de fornecimento mundial de proteínas alimentares provém da pecuária.

A Reunião Anual das Redes de Saúde Animal da CEDEAO, é institucionalizada e organizada pelo Centro Regional de Saúde Animal (RAHC) em colaboração com a FAO, Ua-Bira e seus parceiros, para servir de quadro de intercâmbio, avaliação do nível de implementação das recomendações saídas da reunião anterior e dos resultados obtidos, e discutir as dificuldades, encontrar soluções e planear actividades futuras.

A cerimónia de abertura da 8ª Reunião foi presidida pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos