Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente/Óbitos nas Urgências: Direcção do Hospital afirma tratar-se de doentes graves cujo desfecho era esperado

 

Mindelo, 06 Jun (Inforpress) – A morte de dois idosos na segunda-feira, no Banco de Urgências do hospital Baptista de Sousa em São Vicente, um homem e uma mulher, já era esperada porque tratava-se de casos graves de doença, afirmou hoje a presidente do Conselho de Administração do hospital, Ana Brito.

A responsável indicou que o homem e a mulher tinham sido internados dois dias antes da sua morte e que o falecimento não se registou em fila de espera.

A notícia das duas mortes foi veiculada na segunda-feira pela Televisão de Cabo Verde, que se deslocou ao local na sequência da desordem que utentes na fila de espera, protagonizaram.

Todavia, Ana Brito apontou que as segundas-feiras são dias atípicos, com o Banco de Urgências a registar maior número de utentes, inclusive à procura de justificativos para faltas ao trabalho ou a aulas.

A responsável do hospital indicou que quem reclamou na segunda-feira foram pessoas com pulseira verde, portanto sem prioridade no atendimento, porquanto não se tratava de problemas de saúde graves.

Ana Brito afirmou que a missão principal do Banco de Urgências é atender doentes graves, lembrando que, além da Delegacia de Saúde, existem cinco centros de saúde espalhados pela cidade, designadamente nas zonas de Chã de Alecrim, Fonte Inês, Ribeira de Craquinha, Monte Sossego e Ribeirinha, onde 18 médicos trabalham nos dias úteis da semana até às 18 horas.

Desde 2014 o Sistema Nacional de Saúde adoptou a Triagem de Manchester, sistema que consiste numa avaliação de quantos procuram as urgências dos hospitais centrais e artribuir a cada um uma pulseira, cuja cor, vermelha, laranja, amarela, verde ou azul, determina a prioridade no atendimento médico.

AT/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos