São Vicente/Carnaval de Verão: 75 minutos que puseram Mindelo em pé

 

*** Por Abílio Tolentino, da Agência Inforpress ***

Mindelo, 08 Ago (Inforpress) – Oitenta e cinco minutos é um modo de dizer, porque na verdade foram horas, horas em que o Carnaval de Verão fez render os sanvicentinos, os foliões deste Basilim que é Mindelo, hoje confirmado pelos brasileiros que cá vieram enriquecer o Carnaval da ilha.

O desfile, que começou apenas 20 minutos depois das 21:00, a hora marcada, durou perto de hora e meia, fazendo o percurso do Carnaval de Fevereiro, Rua de Lisboa, Avenida Baltasar Lopes da silva, Praça Nova, Avenida 5 de Julho, Praça Dom Luís.

Povo, mais povo.

No asfalto, a desfilar, centenas e centenas, das cinco escolas de samba oficiais que concorreram no Carnaval de Fevereiro, mais o Samba Tropical, que embora desfile todos os anos, mas na noite de segunda-feira anterior à terça do Entrudo, não disputa posição nenhuma.

Apenas abrilhanta.

Vindos do Oriente, Cruzeiros do Norte, Estrelas-do-Mar e Monte Sossego, o vencedor deste ano, mais Samba Tropical, voltaram hoje à baixa do Mindelo, unidos, como um bloco único, para festejar unicamente, cada um colocando na rua pelo menos 200 figurantes, a juntarem-se aos 40 elementos da comitiva do sambista e cantor Dudu Nobre, vindos do Brasil para este efeito.

A noite está a ser longa.

Terminado o desfile, as escolas de samba encontraram-se na Praça Dom Luís, de onde partiram, sendo que ali cada uma dispõe de 15 minutos para uma apresentação das músicas com que participaram no Carnaval de Fevereiro, acompanhadas pela banda do Mindelo.

A noite está a ser longa. Como longa irá ser o fim-de-semana, que isto é só uma espécie de acordar para a 33ª edição do Festival Internacional de Música da Baía das Gatas, que começa às 21:00 de sexta-feira ao som do fado da portuguesa Mariza.

AT

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos