Mindelo, 25 Mai (Inforpress) – Lisa Reis, 17 anos, estudante do 12º ano na Escola Salesiana de Artes e Ofícios do Mindelo, recebeu ao final da tarde de hoje o diploma que a consagra vencedora do concurso de dramatugia promovido pelo Centro Cultural Português.
A par do diploma, a estudante recebeu um prémio monetário no valor de 75 mil escudos, o “maior da história literária de Cabo Verde”, segundo João Branco, membro do júri e responsável do Centro Cultural Português do Mindelo.
Lisa Reis adquiriu conhecimentos básicos em cursos de teatro que já frequentou, e indica agora que “é preciso coragem para escrever e marcar posição”.
A premiada referiu que “a escrita é importante enquanto forma de deixar sair cá para fora o que temos cá dentro”.
O texto com que Lisa Reis venceu o concurso trás como título “Tudojunto sepa rado”, e sua autora explica como “supostamente estamos todos juntos, mas na realidade estamos todos separados”.
A organização do concurso informou, no decurso da cerimónia para entrega do prémio, que o texto vencedor será editado em 2018, por altura do dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, que se celebra a 05 de Maio, enquanto a encenação da peça pelo Grupo de Teatro do CCP – Pólo Mindelo, deverá ocorrer em Setembro do mesmo ano.
O júri do concurso de que Lisa Reis saiu vencedora integrava três elementos, o dramaturgo Caplan Neves, o encenador João Branco e o escritor e dramaturgo português Rui Zink.
O concurso visou estimular a escrita criativa e valorizar a expressão literária em Língua portuguesa, a produção de textos para teatro, bem como reforçar a arte cénica como um “pilar representativo” da cultura cabo-verdiana.
Nele participaram 13 pessoas, com idades compreendidas entre os 17 e os 55 anos, das ilhas de São Vicente e Santiago, tendo uma sido excluída por incumprimento das regras de submissão dos respectivos textos.
AT/AA
Inforpress/Fim