Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Xadrez: Mariano Ortega vence David Mirulla e renova título de campeão de Cabo Verde

Mindelo, 22 Nov (Inforpress) – Mariano Ortega venceu na noite de domingo, 21, no Mindelo, David Mirulla e arrecadou o título de campeão nacional individual absoluto de xadrez, com um total de nove pontos.  

O mestre em xadrez, que defende a camisola da Organização Desportiva de Ribeira Funda, do Sal, renovou o título conseguido em 2020, na partida em que teve como opositor David Mirulla, do Clube Sportivo Mindelense, de São Vicente, e com quem partilhava os mesmos oito pontos, antes de se defrontarem.  

O bi-campeão terminou a prova, que teve como palco a cidade do Mindelo, vencendo todos os jogos e com os nove pontos possíveis.  

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), Francisco Carapinha, admitiu à Inforpress ter sido um “excelente campeonato” e com um ritmo “muito competitivo”, que pela primeira vez contou com dez participantes e todos com ranking mundial. 

“Tudo isso demonstra essa competitividade e como o xadrez está a crescer cada vez mais a nível nacional”, sustentou, este que foi um dos propulsores da modalidade em Cabo Verde, há cinco anos, e que agora se está a desenvolver.   

A cerimónia de encerramento do torneio contou com a presença do ministro do Desporto e da Juventude, Carlos Monteiro, e que, segundo Francisco Carapinha, augurou mais anos de vida à federação e ver o xadrez a crescer.  

Conforme a mesma fonte, é mesmo esse o caminho que se pretende para a FCX, fazendo com que chegue aos mais jovens, através das escolas e, por outro lado, reforçar a participação feminina “ainda com pouca expressão”.

Até porque o actual campeonato contou apenas com uma mulher, e que se classificou no terceiro lugar.  

“Até já elegemos 2022 como o ano feminino e vamos trabalhar para dinamizar e ver mais mulheres a praticar xadrez”, afiançou Francisco Carapinha.  

O pódio ficou constituído por Mariano Ortega, em primeiro lugar, nove pontos, David Mirulla, oito pontos, e Célia Rodriguez, em terceiro.

Em quarto e quinto lugares classificaram-se Gil Teixeira e Aires Fortes, respectivamente.  

Todas as partidas desta final foram seguidas em directo via internet, em todo o mundo, através das maiores plataformas de xadrez, segundo o presidente da FCX. 

LN/AA

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos