São Vicente : X Semana da Saúde da Uni-Mindelo busca respostas para novos desafios

Mindelo, 10 Mai (Inforpress) – O responsável do conselho científico da Universidade do Mindelo desafiou hoje estudantes e docentes da Escola Superior de Enfermagem a discutir e encontrar respostas para os novos desafios que se colocam à área da saúde nesta época.

Graciano Nascimento lançou este repto ao presidir a abertura da X Semana da Saúde da Uni-Mindelo sob o lema “Investimento na enfermagem e respeito aos seus direitos para garantir a saúde global”, que decorre até sexta-feira nessa universidade.

Conforme o responsável, aquilo que se vai discutir dentro do programa da X Semana da Saúde não dirá respeito apenas ao curso de enfermagem, porque nenhum curso está desligado do mundo e os sectores, actualmente, são cada vez mais interdependentes.

A título de exemplo, Graciano Nascimento disse que ninguém imaginava que a guerra na Ucrânia poderia causar uma subida de preços de forma descontrolada em Cabo Verde.

Mas, sustentou, o que se pode discutir no sector da saúde acaba por ser transversal porque essa escalada de preços vai deixar as famílias mais pobres, com menos meios para investir na saúde e vamos ter cada vez mais crianças malnutridas”, pelo que, acrescentou, “os profissionais de saúde são chamados a trabalhar esta questão”.

“Gostaria de exortar a comunidade científica da Escola Superior de Saúde, os docentes e estudantes a encontrarem respostas aos novos desafios que esta nova época conturbada veio colocar a quem se dedica ao estudo do conhecimento e à procura de respostas”, desafiou Graciano Nascimento.

Por sua vez, a coordenadora do curso de Enfermagem da Uni-Mindelo, Suely Reis, destacou que “a essência da enfermagem é o processo de cuidar e esse processo não se restringe apenas ao desenvolvimento de actividades técnicas”. Envolve também, explicou, o conhecimento científico, sentimentos e emoções.

Neste sentido, a coordenadora disse que é importante que os estudantes, enquanto futuros enfermeiros, estejam cientes da missão e responsabilidade no sistema de saúde.

CD/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos