Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

São Vicente: Veleiro com jovens activistas climáticos chega no Sábado ao Porto Grande

Mindelo, 24 Out (Inforpress) – O veleiro colectivo Sail to the COP, com 36 jovens activistas climáticos, que viaja em direcção ao Brasil, para participar da Conferência da ONU sobre o Clima no Chile (COP25), chega no sábado a Mindelo.
A Sail to the COP é uma iniciativa que quer sensibilizar os cidadãos sobre o impacto climático da indústria da aviação e procura alternativas sustentáveis, com uma viagem de barco à vela para a 25ª Conferência do Climática da Organização das Nações Unidas (ONU), que deverá acontecer em Santiago do Chile (COP25), entre 2 e 13 de Dezembro.
Foi empreendida como uma maneira de aumentar a conscientização sobre as crises ambientais no centro dos protestos em massa que assolaram a Bélgica e o mundo.
Além disso, pretendem exigir dos líderes mundiais e dos decisores uma “mudança rápida para um sistema de transporte justo e sustentável” e aumentar a conscientização sobre a necessidade de mudança na área de viagens para que se tornem mais “disponíveis, acessíveis e atraentes.”
Os jovens, de várias nacionalidades, partiram no dia 2 de Outubro a bordo da Regina Maris, de Amesterdão, na Holanda, para chegar sete semanas depois no Rio de Janeiro, Brasil. De lá, eles seguirão de autocarro para Santiago, Chile.
No entanto, antes de chegar ao Brasil, o grupo deverá fazer paradas planeadas, incluindo a Casablanca, Cabo Verde e Tenerife.
Os participantes do Sail to the COP têm entre 18 e 31 anos. Foram seleccionados entre mais de 60 candidatos e candidatas e têm experiência, entre outros, em processos da ONU, empreendedorismo, comunicação, ciência climática e turismo sustentável.
A Conferência Mundial do Clima 2019 deveria acontecer no Brasil mas , segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, “restrições orçamentais e transição” de Governo motivaram a desistência de sediar a COP 25.
A Conferência do Clima da ONU vai discutir as mudanças climáticas no mundo e como as nações podem trabalhar para melhorar as condições do clima, em especial no trabalho para a redução dos gases de efeito estufa.
Segundo o relatório da ONU, divulgado durante a COP 24 em 2018, que aconteceu em Katowice, na Polónia, com representantes de mais de 150 países, para alcançar os objectivos do Acordo de Paris até 2030, os países do G20 devem triplicar os seus esforços  no controle das emissões de gases do efeito estufa.
CD /JMV
Inforpress/Fim
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos