Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: “Tututa Composições” apresentado hoje no Mindelo

Mindelo, 13 Dez (Inforpress) – O Centro Cultural do Mindelo acolhe hoje o lançamento do livro “Tututa composições”, escrito pela filha da compositora e pianista mindelense e que pretende ser um projecto de recolha e publicações das composições da artista.

A obra é da autoria de Lourdes Pereira, filha da compositora e pianista Tututa Évora, um “projecto antigo”, que tinha desde jovem, em homenagem à mãe, falecida há 5 anos.

O lançamento, no Centro Cultural do Mindelo, acontece no final da tarde de hoje, às 18:00, com apresentação de Leão Lopes e actuação de Voginha e banda.

“Tututa composições”, segundo os promotores, é parte de um projecto de recolha e publicação das composições da pianista e pretende ser um “instrumento de apoio” aos artistas que queiram “integrar de forma fiel” as composições, mas igualmente para “todas as pessoas, cuja sensibilidade deve a algum interesse por elas”.

“Representa assim um contributo para a preservação de parte do património deixado pela Tututa em prol do enriquecimento da música cabo-verdiana”, acrescentou.

O livro, que fora apresentado em Setembro na ilha do Sal, onde Tututa vivera por vários anos, é composto por 18 composições da pianista, resultado de recolha diversa e dispersa, que se conseguiu recuperar, traz produções organizadas em letra e cifra, voz e cifra e piano e voz, partituras que poderão ser interpretadas em qualquer instrumento musical.

O Centro Cultural do Mindelo acolhe ainda neste sábado, 14, o lançamento do documentário “Dona Tututa”, do realizador João Alves da Veiga, da Produtora B´Lizzard, que ganhou o prémio de melhor filme no Cabo Verde Internacional Film Festival de 2013.

Epifânia de Freitas Silva Ramos, de nome próprio, mas, popularmente conhecida por Dona Tututa, nasceu no Mindelo, a 06 de Janeiro de 1919, tendo falecido no dia 27 de Janeiro de 2014, aos 95 anos, no Sal.

Tida como figura lendária no país, Dona Tututa é autora de temas marcantes como “Mãe tigre”, “Grito di Dor”, “Vida torturod”, “Sentimento”, entre outros.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos