Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Três casos de autismo detectados no Ensino Básico e um no Pré-Escolar

Mindelo, 28 Mar (Inforpress) – Três casos de autismo diagnosticados no Ensino Básico Obrigatório (EBO) e um no Pré-escolar, na ilha de São Vicente, servem de mote para uma “conversa aberta” a ser realizada, no Mindelo, na terça-feira, 02 de Abril.

Estes dados foram avançados à Inforpress pelo coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio a Educação Inclusiva (EMAEI), Jeremias Fernandes, que disse estarem assim confirmados, por agora, estes três casos no EBO e um no ensino Pré-escolar.

“Temos outros casos, mas que ainda estão em situação de hipótese de diagnóstico e por isso, por agora, não se pode ter certeza”, explicou o responsável.

Neste sentido, que se realiza, na próxima terça-feira (02 de Abril), Dia Mundial do Autismo,  uma “conversa aberta”, na Escola Salesiana, e que reunirá professores, monitores e pais e encarregados de educação a fim de chamar atenção para esta problemática.

“O nosso objectivo é sensibilizar e consciencializar a sociedade em geral para a questão do autismo, mas principalmente os professores de como lidar com esta doença de diagnóstico tão complexo”, lançou Jeremias Fernandes, que espera criar assim um espaço, em que os educadores e os pais possam “passar a experiência” de como lidam com estas crianças e assim fazer a articulação entre a escola e a família.

Pretende-se, segundo a mesma fonte, que nesta “conversa aberta” todos os professores saiam como uma noção básica de como conviver com um aluno autista, uma vez que todos têm esta possibilidade, a qualquer altura do seu percurso de ensino.

E para tal, ajuntou, o evento terá ainda a presença do médico especialista Andrés Fidalgo, que tem vindo a acompanhar algumas destas crianças.

A “conversa aberta”, que se realiza a partir das 08:30, será seguida, conforme o coordenador do EMAEI, de uma passeata com destino à Praça D.Luís no centro da cidade do Mindelo, onde serão distribuídos desdobráveis sobre a temática.

“Pedimos a todos os participantes, que venham trajados de azul, que simboliza a cor da comemoração da data”, concretizou.

O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente a 02 de Abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas a 18 de Dezembro de 2007 para a consciencialização sobre esse transtorno no desenvolvimento do cérebro que afecta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos