Mindelo, 18 Out (Inforpress) – O investidor e filantropo africano Tony Elumelu instou, na quinta-feira, na cidade do Mindelo, os empresários a abraçar o trabalho árduo, a disciplina e o sacrifício nas suas jornadas empreendedoras em busca do sucesso.
Tony Elumelu, que é dono da Fundação Tony Elumelu (TEF) e presidente do United Bank for Africa (UBA), falava durante o I Fórum Nacional da Juventude (Forum Youth Konnekt Cabo Verde), realizado pelo Governo em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Durante a sua intervenção no painel “Juventude Africana: Perspectiva e Oportunidades” Tony Elumelu partilhou com os jovens a sua experiência como empreendedor e as suas histórias de “sucesso” como investidor na África.
O filantropo enfatizou “o importante” papel do Governo na criação de um ambiente propício para as pequenas e médias empresas prosperarem e elogiou o executivo cabo-verdiano por “reformas fortes e deliberadas” para “impulsionar o empreendedorismo na África lusófona.”
Segundo o investidor, o futuro do continente africano “está nas mãos dos jovens africanos” e por isso “eles devem ser capacitados” para alcançar “a ambição de um continente bem desenvolvido”.
“O primeiro-ministro falou comigo sobre o incentivo fiscal que estão a implementar. Falou sobre a abertura que o país tem para o turismo, transporte aéreo e o compromisso com os empreendedores, garantindo que os interessados em agricultura e Tecnologia de Informação Comunicação (TIC) e outras áreas sejam apoiados para alcançar o sucesso”, concretizou a mesma fonte.
Tony Elumelu disse também que abordou com o chefe do Governo as formas de criar oportunidades para reunir os empreendedores para ver como a sua fundação pode apoiar os seus projectos.
“É o que esperamos de nossos líderes africanos: que eles saibam que o futuro da África está realmente em suas mãos”, sintetizou Tony Elumelu.
CD/ZS
Inforpress/Fim