São Vicente: Toda a carga retirada do navio Soby – segue extracção do combustível e reflutuação do navio

 

Mindelo, 26 Abr (Inforpress) – A equipa técnica da empresa espanhola UCS, que desde o dia 19 iniciou o processo de remoção do navio Soby, adornado num dos berços do terminal de cabotagem do Porto Grande, já retirou toda a carga da embarcação.

Ao todo, seis contentores e respectivos atrelados foram removidos do navio e, na manhã de hoje, iniciou-se os trabalhos de preparação tendentes ao esvaziamento dos tanques de combustível, um processo que antecede, nos próximos dias, a tentativa de colocar o Soby a reflutuar.

O navio Soby, da companhia Oceano Made, está assentado ao fundo de um dos berços do cais de cabotagem do Porto Grande do Mindelo desde o passado dia 24 de Abril, dificultando a ancoragem do navio Mar de Canal, que liga diariamente as ilhas de São Vicente e Santo Antão.

Devido a este constrangimento, o navio da companhia Armas tem, desde então, partilhado o cais internacional com os cargueiros internacionais e com navios cruzeiros, situação que está a criar constrangimentos à Enapor, empresa que administra os portos nacionais.

Depois de reflutuado, o navio Soby, roll-on roll-off de 44,5 metros de comprimento, com capacidade para transportar 255 toneladas, deverá ser removido para uma área a ser indicada pelas autoridades marítimas em função das decisões do seu armador.

AA/CP

Inforpress/ Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos