São Vicente: TEDx Mindelo pretende projectar uma nova cidade – organização

Mindelo, 08 Mar (Inforpress) – A ilha de São Vicente acolhe pela primeira vez, no mês de Maio, a iniciativa de partilha de ideia e conhecimentos TEDx , que pretende projectar uma nova cidade do Mindelo, conforme avançou hoje os organizadores.

A organização em São Vicente, segundo o curador do TEDx Mindelo, Lucas Monteiro, que falava à imprensa na tarde de hoje, no acto de lançamento, decidiu abraçar o projecto depois do desafio lançado pelos promotores do evento na cidade da Praia, que já vai na segunda edição, de outras ilhas também acolherem a iniciativa.

A licença, ajuntou, foi concedida em finais do ano passado e agora com uma “equipa transversal e multidisciplinar” pretendem trazer pensadores com “múltipla experiência” para divulgar conteúdos, que possam fazer a sociedade se desenvolver e mudar.

Por se estar, segundo a mesma fonte, numa “ilha intercultural”, escolheu-se como tema de “Interculturalidades; Estórias e Histórias e ideias (re)mixadas”.

“Porque, São Vicente é basicamente uma ilha que é um mix de cultura e de pensamento e é lógico trazer gentes de diversas partes do mundo e de culturas diversas para apresentar temas, que possam mudar a sociedade”, disse Lucas Monteiro, avançando que o lançamento oficial acontece no dia 18 , na presença de parceiros e da sociedade em geral.

Quanto ao evento em si, está marcado para o dia 21 de Maio, Dia da Diversidade Cultural, considerado o “mais apropriado” para a esta realização, e que terá a duração de três horas e com a participação de sete oradores.

O espaço que acolhe esta primeira edição do TEDx Mindelo vai ser o Pólo da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) em São Vicente, que, conforme uma das responsáveis da instituição e também membro da comissão organizativa do evento, Suzel Cruz, recebeu a nova com “grande entusiasmo”, já que a academia “também é um exemplo de partilha de conhecimento e de ciência”.

Por outro lado, da parte da comissão organizativa, quer-se promover, segundo a mesma fonte, uma plataforma de partilha e de interacção de ideias e ainda “regressar às origens de São Vicente, de relembrar aquilo que foi a cidade do Mindelo, aquilo que ela é e aquilo que ainda poderá ser”, advogou Suzel Cruz, adiantando o objectivo de potenciar também a capacidade do mindelenses de “contar estórias e de fazer história a partir das próprias estórias”.

Conta-se, conforme a mesma fonte, através dos auscultar de ideias projectar ainda uma “nova cidade, mais humana, mais acolhedora e mais apropriada para os próprios mindelenses”.

O TEDx Mindelo terá a participação somente de 100 convidados entre artistas, empreendedores e activistas, tanto nacionais e internacionais, neste evento de formato restrito e que terá divulgação directa nas plataformas digitais.

Além da parte oratória, cujos oradores contam somente com um máximo de 18 minutos para as apresentações, o certame contempla ainda uma vertente cultural.

TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Começou há 26 anos, como uma conferência na Califórnia, e, desde então, o TED tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas.

A iniciativa TEDx concede licenças livres para as pessoas ao redor do mundo que desejam organizar eventos no formato TED em suas comunidades. Mais de 5.000 eventos TEDx foram realizados, e as palestras seleccionadas a partir desses eventos são transformadas em vídeos de TED Talks.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos