São Vicente: SINTAP anuncia pré-aviso de greve de trabalhadores da Escola Secundária José Augusto Pinto

Mindelo, 12 Abr (Inforpress) – Os três funcionários do quadro de pessoal operacional da Escola Secundária José Augusto Pinto deverão entrar em greve a partir do próximo dia 27, conforme o comunicado de pré-aviso feito pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP).

Este protesto, segundo o secretário permanente desta associação sindical, Eduardo Fortes, avançou à Inforpress, deve-se a não pagamento de horas extraordinárias que estes funcionários têm trabalhado aos sábados e que não estão sendo remunerados desde 2016.

“Depois de tanta insistência junto à direcção da escola, da própria delegada e do Ministério de Educação, até agora não conseguimos qualquer entendimento, por isso decidimos partir para greve”, explicou este responsável, adiantando que o pré-aviso feito deverá ser efectivado a partir do dia 27 e nos outros sábados 04, 11, 18 e 25 de Maio.

Outros dos “aspectos importantes” para a realização da greve, atém-se, conforme a mesma fonte, com a “sobrecarga de trabalhos”, que o pessoal operacional, ex-contínuos, vêm sofrendo pela “insuficiência de trabalhadores” para ocupar vagas deixadas, por exemplo, por aposentadorias.

“Mas, esta falta de recrutamento de operacionais para colmatar vagas não acontece só em Augusto Pinto, também tivemos informações que as outras escolas secundárias estão com o mesmo problema”, assegurou Eduardo Fortes.

Duas razões apontadas pelo secretário do SINTAP, para justificar o pré-aviso de greve já comunicado ao Ministério de Educação e à Direcção-Geral do Trabalho, esta última entidade que intermediará uma tentativa de conciliação entre as partes, agendada para esta terça-feira, 16.

“Nós estamos abertos ao diálogo e caso estes assumem por escrito que vão resolver o problema já, podemos também reconsiderar”, concretizou.

LN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos