Mindelo, 23 Fev (Inforpress) – O veterinário da associação de protecção de animais SIMABÔ rejubilou-se com a adesão à campanha de castração iniciada nesta segunda-feira, na zona de Fonte Francês, e que permitiu castrar 27 animais num só dia.
A afluência à primeira campanha do ano da associação tem sido “muito boa” e com várias pessoas a quererem castrar os seus cães e gatos, conforme Guilherme Oliveira avançou à Inforpress.
“Desde a primeira hora, que viemos cá, encontrámos várias pessoas na fila, mas decidimos fazer o agendamento e marcar as pessoas por hora e por dia para haver melhor organização”, assegurou a mesma fonte, “contente” por terem conseguido castrar 27 animais só na segunda-feira e ter pessoas marcadas já para esta quarta-feira, 24, para as intervenções feitas em tendas montadas no Polivalente de Fonte Francês.
Para já, uma “grande afluência” dos moradores da zona de Fonte Francês e arredores, que permitirá, ajuntou, ultrapassar a meta de 60 animais prognosticados inicialmente para os três dias da campanha, 22, 23 e 24, e que até pensar na possibilidade de fazer intervenções na zona nas próximas semanas.
“As pessoas estão neste momento mais consciencializadas e conseguem perceber o porquê de castrar os seus animais e quais os benefícios, que traz para a sociedade”, defendeu.
Entretanto, a direcção da SIMABÔ, segundo Guilherme Mascarenhas, já tem agendado outras campanhas em outras zonas da ilha agora em 2021, depois da paralisação em 2020 em que fizeram somente uma acção devido à pandemia.
“Mas, neste momento já estamos melhor organizados para retomarmos os trabalhos e continuar a nossa acção, com todas as regras sanitárias e de segurança”, sublinhou o veterinário.
As campanhas da SIMABÔ contam com apoio de moradores e da Câmara Municipal de São Vicente para montar as clínicas de castração, que costumam ter ainda a participação de voluntários estrangeiros. Neste momento, participam da campanha uma estudante de veterinária de Alemanha e outra voluntária francesa.
Desde a sua fundação em Cabo Verde há mais de 10 anos, a Associação para Protecção dos Animais e do Ambiente SIMABÔ, tem contribuído na castração e esterilização de animais na ilha de São Vicente, tendo realizado cerca de 14.600 castrações.
LN/ZS
Inforpress/Fim