Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Segunda fase de requalificação de Alto Bomba orçada em 90 mil contos (c/áudio)

Mindelo, 12 Jul (Inforpress) – O arquitecto Nuno Flores disse hoje que a segunda fase do projecto de requalificação de Alto Bomba, bairro informal e de extensão da zona Monte Sossego, custará 90 mil contos e prevê a instalação de infra-estruturas mais pesadas.

Nuno Flores, que é responsável da iniciativa “Outros Bairros”, que há dois anos actua na reabilitação e melhoria das acessibilidades de Alto Bomba, falava à imprensa à margem da conferência, que decorre no Centro Cultural do Mindelo, sobre a referida iniciativa.

Segundo o arquitecto e urbanista, a parte estruturante da modificação de Alto Bomba prevê a “realização de trabalhos de abastecimento de água, de electricidade e de esgotos, muros e pavimentações, que vão suportar os caminhos que existem naquele bairro”.

A segunda fase do projecto, cujo orçamento é de cerca de 90 mil contos, também prevê a “contenção das encostas, que são necessárias em alguns lugares e a drenagem das águas pluviais, sobretudo, para proteger as habitações”.

Segundo Nuno Flores, o concurso para a execução das obras já está concluído,  faltando agora o financiamento para iniciar.

Questionado sobre os objectivos da conferência que decorre no Centro Cultural do Mindelo, o arquitecto explicou que serve para reflectir sobre as intervenções em Alto Bomba e depois, tentar criar uma forma de actuar em vários lugares, mas, de acordo com o contexto que se encontra.

Ou seja, explicou, a actuação que se fez não será objectivamente replicada da mesma forma a qualquer lugar.

“Isso obriga-nos a ir para o lugar, mergulhar e entender todas as relações que acontecem e a partir daí formar um processo que tenha a ver com a vida de quem lá está e aprtir dessas leituras e encontrar formas de actuar”, afirmou Nuno Flores.

 Conforme a mesma fonte, até este momento as intervenções feitas em Alto Bomba rondaram 20 mil contos.

A iniciativa “Outros Bairros” é um projecto do Ministério de Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, que pretende intervir nos bairros informais de Cabo Verde, com a missão de contribuir para transformá-los, através da reabilitação, revitalização e acessibilidades.

CD/DR

 Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos