São Vicente: Secretário de Estado anuncia para “breve” tomada de posse dos órgãos sociais do Campus do Mar (c/áudio)

Mindelo, 16 Jul (Inforpress) – O secretário de Estado para Educação, Amadeu Cruz, anuncia para “breve” a tomada de posse dos órgãos sociais do Campus do Mar, com sede no Mindelo, e que dependerá somente da evolução sanitária do País.

Embora sem avançar uma data concreta, Amadeu Cruz, que iniciou hoje uma visita a São Vicente para se inteirar do assunto, assegurou estar em bom ritmo esse projecto, que vem sendo desenvolvido há mais de um ano e está-se neste momento a desencadear o processo de instalação efectiva do Campus do Mar, composto pela Universidade Técnica do Atlântico (UTA), ex-Isecmar, Instituto do Mar (IMar), ex-INDP, e Escola do Mar.

O secretário de Estado falou à imprensa após encontros com o ministro da Economia Marítima e o presidente da Câmara Municipal de São Vicente.

“Estive cá com o presidente para informar-lhe sobre o andamento do processo, esperamos estar em condições de conferir posse aos órgãos brevemente, está dependente da evolução sanitária do País”, disse, completando com os planos para o empossamento da reitora da UTA, neste momento na Europa.

“É uma conceituada universitária, que virá de Portugal, onde trabalha como docente e investigadora da Universidade Nova de Lisboa, uma pessoa com conhecimento, experiência no domínio da investigação muito relevante”, elogiou o governante.

A mesma fonte referiu ainda à Escola do Mar, que é uma escola técnico profissional para formação de marítimos, e que “recupera a tradição da escola náutica” para a marinha cabo-verdiana e de outros países.

A instituição, ajuntou, vai ter uma extensão em Santiago para domínio das pescas, reparação naval de pequeno porte, para servir o sul do País.

“E estaremos a implementar a escola dentro desse conceito”, sublinhou o secretário, reiterando não haver quebras nas actividades, tanto do IMar, como da UTA e que ambos estão a “funcionar normalmente”, apesar das mudanças.

Amadeu Cruz enalteceu, por outro lado, o papel do presidente da câmara municipal, que “desde sempre abraçou a iniciativa de uma solução universitária para São Vicente”.

“É preciso reconhecer, em nome da articulação institucional e da lealdade, que caracteriza o relacionamento das câmaras municipais com o Governo, que o presidente tem tido um envolvimento assinalável, notável durante todo este processo”, asseverou o governante, para quem foi “graças” a Augusto Neves que o projecto teve o seu andamento.

“Este é sobretudo um grande ganho para Cabo Verde, é a centralidade de São Vicente no domínio da economia marítima, inserida numa estratégia de desenvolvimento nacional”, considerou.

Amadeu Cruz prossegue a visita à cidade do Mindelo até a próxima quarta-feira, tendo vários assuntos em agenda, entre estes, reunião com os membros de equipa reitoral da UTA e encontro com responsáveis das instituições de ensino superior na ilha.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos