Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Roubo na Marina “mancha” passagem de ARC+ pelo Mindelo (c/áudio)

Mindelo, 18 Nov (Inforpress) – O roubo de pertences em um dos iates da Regata ARC+ manchou a passagem desta prova, pelo Mindelo, colocando em “risco” a possibilidade da ilha acolher novas regatas, alertou a responsável de Operações Gerais da Marina.

Conforme a directora de Operações Gerais da Marina do Mindelo, Jaqueline Gomes, adiantou à Inforpress, o roubo aconteceu na madrugada desta quarta-feira, 17, por volta das 4:00, num dos catamarãs que teve computadores portáteis, máquina fotográfica, telefone, e outros pertences roubados.

“Isto é algo perigoso, porque se tornar um vício ou algo que não podemos controlar, pode trazer má imagem lá fora para a Marina do Mindelo”, sentenciou a mesma fonte, adiantando que tiveram um outro caso de assalto neste ano em que os meliantes levaram um bote de um dos barcos ali aportados.

A responsável disse que, aparentemente, os crimes poderão ter sido feitos via marítima, escapando “um pouco” das responsabilidades da infra-estrutura, mas admitiu que vai ser reforçada a segurança para evitar outros casos do tipo.

A Polícia, ajuntou, já está informada da ocorrência e decorre uma investigação para se conseguir descobrir os possíveis criminosos.

Mesmo assim, Jaqueline Gomes acredita ser possível fazer mais, como ter rondas e permanência da Polícia Marítima na marina de noite, algo que, neste momento, só acontece das 8:00 às 18:00.

“Vamos ter que trabalhar para que no próximo ano seja algo diferente, porque, uma vez que comecemos a ter assaltos aqui dentro , é uma má imagem, porque os velejadores têm páginas na internet em que trocam informações e se virem que isto acontece em Cabo Verde, pode ser um risco de não recebermos regatas no futuro”, sublinhou.

Entretanto, a directora de Operações Gerais assegurou que, em regra geral, os mais de 300 velejadores do ARC+ 2021 saem de São Vicente “muito satisfeitos” com o acolhimento, mas também todo o serviço prestado pela Marina do Mindelo e pelo comércio e serviços de manutenção local.

Esta informação foi confirmada por um dos representantes da regata, Manuel Lima, que garantiu estarem os participantes “favoravelmente surpreendidos” com tudo que viram na ilha e também em Santo Antão, onde estiveram um dia.

A regata ARC+, que saiu das Canárias, atracou no Mindelo no dia 12 e parte nesta sexta-feira, 19, rumo à Grenada, nas Caraíbas.

LN/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos