Mindelo, 18 Abr (Inforpress) – Cerca de 200 participantes estão inscritos na 5ª reunião internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia, que a Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo) acolhe nos dias 3, 4 e 5 de Maio, em São Vicente.
Os participantes são maioritariamente estrangeiros e virão de Portugal, Moçambique, Angola e Timor-Leste.
Trata-se, segundo a directora da Escola Superior de Saúde da Uni-Mindelo, Sueli Reis, de um evento que anualmente congrega membros associados, afiliados, parceiros e convidados da comunidade para “reflexão, debate e convívio” multinacional e multicultural.
O mesmo está aberto ainda a dirigentes e representantes de instituições de ensino superior e centros de investigação em saúde, docentes e profissionais de saúde e outros interessados.
O programa geral, que inclui três sessões paralelas de apresentação de comunicações orais e posters científicos, assenta numa “matriz multidimensional”, segundo a responsável, abrangendo a acção política académica, científica, pedagógica e sociocultural.
Sueli Reis informou que de Janeiro a Março do corrente ano, a organização da 5ª reunião internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia recebeu um total de 191 resumos científicos a apresentar durante a reunião, dos quais 117 em comunicações orais e 74 através de posters científicos das mais variadas áreas da saúde.
Durante os três dias, os trabalhos irão desenvolver-se em sete painéis principais, de investigação, desenvolvimento e inovação em ciências da saúde, ensino da saúde na Lusofonia, avaliação e qualidade do ensino superior, reconhecimento de diplomas e competência e ainda mobilidade académica internacional da lusofonia, entre outras.
A 5ª reunião internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia, ainda segundo a directora da Escola Superior de Saúde da Uni-Mindelo, tem como finalidade promover o intercâmbio e o desenvolvimento da cooperação internacional lusófona, as relações bilaterais e multilaterais entre instituições de ensino superior e de investigação e a difusão internacional da produção científica.
A abertura oficial será presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves.
Actualmente, a Uni-Mindelo disponibiliza quatro licenciatura na área da saúde – Enfermagem, Ortóptica e Ciências da Visão, Psicologia e Fisioterapia – e ainda um mestrado integrado em Medicina Dentária, frequentados por cerca de 180 estudantes.
Tem ainda em curso um programa de doutoramento em Ciências da Saúde com 12 matriculados.
AA/HF
Inforpress/Fim