São Vicente: Restauro do monumento “Poss” deverá ser concluído dentro de 15 dias – artista

Mindelo, 27 Jul (Inforpress) – O artista plástico Nildo Silvestre, responsável pelo restauro do monumento conhecido popularmente por “Poss”, na Rua d’Praia, em São Vicente, garantiu hoje à Inforpress que vai concluir os trabalhos dentro de 15 dias.

Segundo Nildo Silvestre, o restauro desta escultura que homenageia Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que fizeram a travessia do Atlântico, que será feita em três etapas, começou com a “aplicação de um jato de água e de soluções antifúngicas e antibacterianas para eliminar o sal e as bactérias presentes no betão”.

Conforme a mesma fonte, este procedimento vai ajudar na “aderência do betão”, que será colocado no final da escultura, cuja reparação já se encontra numa fase avançada.

“Já estamos a executar a segunda fase do restauro que consiste em estancar as rachaduras, através de cabos de inox e com esticadores. E vamos introduzir um tipo de betão por injecção e fazer um jato de betonilha para esconder os ferros e para dar um aspecto diferente”, explicou o artista plástico, informando que depois do restauro uma empresa será encarregue de fazer a base do monumento.

Segundo Nildo Silvestre, a idade do monumento e a movimentação no local poderão estar por detrás das causas das rachaduras. Mas assegurou que já tem “todo o material para fazer a ligação da escultura e devolver à cidade do Mindelo a obra completamente renovada”.

“Há mais de 90 anos que a águia foi lá colocada e nunca recebeu uma reforma. Depois, transformaram aquele espaço numa rotunda e o peso dos carros em circulação, principalmente as viaturas pesadas, causaram a rachadura e rompeu o pé da ave”.

As intervenções no “Poss” foram solicitadas pela Câmara Municipal de São Vicente, após enviar um projecto de restauro para análise e aprovação do Instituto do Património Cultural.

Em 1926 foi construída uma esplanada, onde está hoje o monumento “Poss”, que foi baptizada por Terraço da Alfândega por estar perto da antiga Alfândega do Mindelo.

A esplanada foi feita com a intenção de embelezar a rua que se encontrava descaracterizada pelos pontões e depósitos de carvão.

No entanto, anos depois construíram o monumento em homenagem a Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que a 05 de Abril de 1922 fizeram escala em Mindelo, durante a travessia do Atlântico Sul. A esplanada foi transformada numa Praça com árvores, bancos e um quiosque e passou a chamar-se “Praça dos Aviadores”.

Hoje, o monumento encontra-se numa rotunda, tendo desaparecido a praça. Em 1998, na comemoração do 76º aniversário da Travessia foi acrescentada uma placa comemorativa do evento.

O monumento, tem uma águia de asas abertas no seu topo, popularmente conhecido por “Poss”, que em crioulo da ilha significa pássaro.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos