São Vicente: Responsável do HBS diz que máquina de purificação de água vai ajudar reduzir custos

Mindelo, 22 Fev (Inforpress) – O Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, recebeu hoje da empresa Macau Plops uma máquina de purificação de água, que vai diminuir os custos com água potável, conforme a presidente do conselho de administração do hospital.

Segundo Ana Brito, que falava na cerimónia de entrega do equipamento, ao início da tarde de hoje, este “bem precioso” vai ajudara “poupar bastante financeiramente”, embora ainda não se tenham as contas feitas, uma vez que a água potável antes consumida tinha que ser comprada.

Ao agradecer o gesto, em nome de todo o hospital, doentes e funcionários, assegurou que os benefícios da doação estendem-se a todos os serviços do HBS, e que foi conseguida “graças à amizade Cabo Verde/China/Macau”.

O director-geral da Macau Plops Investimento, Promoção e Companhia Limitada, Lao Kam Chio, por seu lado, garantiu que a água produzida por este sistema denominado “Viva Água” pode ser consumida com “total segurança e confiança”.

“Entretanto, a Macau Plops vai proceder à conexão via WIFI para fazer o monitoramento ininterrupto durante 24 horas, com o objectivo de oferecer a melhor água potável para todos”, reforçou.

A “Viva Água” utiliza a inteligência artificial e a técnica aerodinâmica para separar e purificar as impurezas da água e produz uma “água potável, segura, saudável e de base fraca”, assegurou.

A doação ao HBS faz parte de um pacote de duas máquinas, sendo que a outra vai ser entregue ao Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia, equipamentos que, segundo a mesma fonte, ultrapassam um custo total de 50 mil dólares americanos (cerca de cinco mil contos).

Para além de Cabo Verde, a doação de sistemas aerodinâmico de purificação de água “Viva Água” é feita a outros três africanos de língua portuguesa, nomeadamente Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.

Estas ofertas têm como propósito um sistema de purificação de água “mais avançada do mundo” para os povos desses países, com objectivo de melhorar a qualidade de água potável e disponibiliza-la a um “valor mais baixo”.

“O lucro não é o objectivo primordial da nossa empresa. Para nós o mais importante é através destes projectos poder oferecer uma solução para os povos que precisam de água potável pura”, reiterou Liao Kam Chio.

LN/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos