Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Quarta edição da Mostra de Teatro Infantil do Mindelo chega a Santo Antão

Mindelo, 25 Mai (Inforpress) – A quarta edição da Mostra de Teatro Infantil do Mindelo (MOTIM) arranca no próximo dia 01 de Junho, tendo como principal novidade a extensão do evento à ilha de Santo Antão.

O anúncio foi feito pela directora-artística do MOTIM, Janaína Alves Branco, hoje, no Mindelo, no ano em que a mostra conta com a participação de 13 grupos durante os seis dias em que a mesma decorre.

A apresentação em Santo Antão acontece no polivalente do Paul e com uma plateia de 177 crianças do pré-escolar, onde Irina Fonseca, Deca Simon e Luana Stephany irão apresentar o projecto “Tapete Voador”.

Este espectáculo desenvolve-se a partir de uma história contada em volta de tapetes, aventais e fantoches.

Para a sua materialização no Paul, a câmara municipal local foi um importante parceiro, segundo a mesma fonte, transformando àquele município no terceiro que, este ano, acolhe o evento, cuja ambição é “bem maior”, conforme Janaína Branco.

“Queremos levar um bocadinho de teatro infantil para todas as ilhas. Seja um grupo, animador ou palhaço. Estamos em três, veremos se conseguimos chegar na quarta”, reforçou a mesma fonte.

Nos seis dias em que decorre o MOTIM vão ser apresentados um total de 20 espectáculos.

De entre os 13 grupos participantes no certame deste ano, três são internacionais, dois dos quais de Portugal e um do Brasil.

“Este ano estamos apostando numa diversidade maior para enaltecer o público infantil e disponibilizar para as crianças uma variedade de oferta cultural e lúdicas sendo que a mostra tem sido nestes quatro anos, a única aposta em Cabo Verde voltada para o público infantil”, afirmou Janaína Alves Branco.

Com a realização do MOTIM, os promotores do projecto, nomeadamente Academia Livre de Arte Integradas do Mindelo (ALAIM) e a Trupe Para Moss, acreditam estar a formar “novos públicos” e a mostrar “novas vertentes” do teatro, incentivando os grupos locais a produzirem para o público infantil.

Entre as estreias da quarta edição do MOTIM está uma adaptação do actor português, Pedro Lamares.

“Ele traz ‘Uma história de um urso velhinho’, um espectáculo que ele está criando e que vai estrear no Mindelo e depois na Cidade da Praia. Estamos muito contentes com essa possibilidade de ele produzir um espectáculo só para o MOTIM, sendo ele um nome bastante conhecido em Portugal”, acrescentou a directora-artística do evento.

Nos destaques internacionais consta um espectáculo da FEST Associação Cultural, que abre o MOTIM na Cidade da Praia, no dia 04  de Junho, e depois encerra a mostra, no Mindelo, no dia 06.

Do Brasil deve chegar o grupo Clã Estúdio das Artes, dois palhaços, desse grupo oriundo de São Paulo.

A nível nacional, a Companhia 50 Pessoas estreia o seu mais novo espectáculo infantil, intitulado “Uma história de piratas”, cuja estreia prevê-se para o dia 03 de Junho.

A partir do dia 04, o MOTIM é dedicado às escolas, estando estas convidadas a tomar parte nos espetáculos.

Além dos espetáculos, a quarta edição do MOTIM traz ainda “contação de histórias”, jogos tradicionais, pintura facial e animação com palhaços.

JD/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos