Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Projecto “Leite de Tribunal” distinguido com prémio da Diáspora Conecta

Mindelo, 06 Jul (Inforpress) – O projecto de documentário “Leite de Tribunal”, da antropóloga e professora universitária Celeste Fortes, foi distinguido com o prémio da Diáspora Conecta pela incubadora MiradasAfro.

Em declarações à Inforpress, Celeste Fortes afirmou que esta distinção é uma projecção, porque vai permitir trabalhar melhor o projecto para procurar financiamento e também participar em outros eventos cinematográficos de renome.

“O nosso documentário foi seleccionado directamente para o Diáspora Lab, que é um programa imersivo de desenvolvimento de projectos de longas-metragens. Vamos receber tutoria para desenvolver o documentário a nível de realização e de produção, mas também é um reconhecimento que nos abre as portas para candidatarmos para fundos e participarmos em outros eventos de cinema internacionais”, explicou a roteirista.

Celeste Fortes esteve durante duas semanas com o seu projecto “Leite de Tribunal” na incubadora MiradasAfro, durante a qual recebeu uma formação online, com o intuito de trabalhar a ideia para torná-la o “mais realizável possível de ser filmada” e contada do ponto de vista cinematográfico.

“Leite de Tribunal” pretende despoletar a discussão sobre um possível desencontro existente em Cabo Verde entre o que está plasmado no Código de Família, na lei e a “cultura cabo-verdiana machista patriarcal”, mas ao mesmo tempo “muito matrifocal” centrada na mulher.

MiradasAfro é um espaço de formação dirigido a documentaristas africanos e afro-descendentes, do Festival Internacional de Documentários das Canárias, MiradasDoc.

O festival MiradasDoc atende preferencialmente a documentários com temática social e produzidos ou filmados em países em desenvolvimento, bem como aqueles que se aprofundam em temas como relações norte-sul.

CD/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos