Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Projecto internacional Collect leva alunos de escolas secundárias a recolher lixo nas praias

Mindelo, 13 Out (Inforpress) – Alunos do Liceu Ludgero Lima e da Escola Salesiana de Artes e Ofícios iniciam, este Sábado, a recolha de plásticos nas praias de São Vicente, no âmbito do projecto internacional Collect que abrange escolas em seis países africanos.

De acordo com uma nota do Instituto do Mar (IMAR), em São Vicente, a primeira recolha acontece na Praia Grande e a segunda será no dia 23 na praia de São Pedro.

O objectivo, adianta a nota, é fazer levantamento da poluição de plásticos nessas praias e, juntamente com especialistas de universidades e institutos de investigação e contribuir para o conhecimento sobre a distribuição e a abundância de detritos costeiros nos países africanos.

Esta actividade, revela a mesma nota, surgiu através da Parceria para a Observação do Oceano Global (Partnership for the Observation of the Global Ocean, POGO) que uniu forças, através do projecto Collect, com dez escolas secundárias de seis países africanos: Cabo Verde, Gana, Nigéria, Benim, Costa do Marfim e Marrocos, para combater a poluição de plásticos em ambientes costeiros.

O projecto Collect, que significa Observação Cidadã dos Detritos em Ecossistemas Costeiros (Citizen Observation of Local Litter in Coastal Ecosystems) é um estudo de ciência cidadã financiado pela Fundação Richard Lounsbery (EUA).

“Pretende envolver activamente a comunidade local na sensibilização para as consequências da poluição de plásticos que pode, não só, prejudicar o ambiente, como também pode ter um impacto económico negativo quando se acumula nas zonas oceânicas e costeiras”, lê-se no documento.

No final do projecto, adianta ainda na mesma nota, os dados serão disponibilizados sem restrições através da EMODnet Chemistry, um agregador internacional de dados, para que possam ajudar o público e os reguladores a tomar decisões informadas contra os resíduos de plástico nas praias africanas.

CD/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos