Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Príncipe Alberto II do Mónaco vai fazer oferta “curiosa” ao Presidente Jorge Carlos Fonseca

 

Mindelo, 15 Set (Inforpress) – O príncipe Alberto II do Mónaco deverá entregar ao Presidente da República, quando chegar a São Vicente no dia 21, um exemplar embalsamado do lagarto gigante (Skink gigante) que seu bisavô Alberto I levou da ilha de Santa Luzia em Julho de 1902.

Alberto I vem a Cabo Verde, mais concretamente a São Vicente, ao ilhéu Branco e à ilha da Boa Vista, no âmbito da campanha científica denominada Explorações do Mónaco, de sua própria iniciativa, para o estudo da biodiversidade e da megafauna, para colectar dados oceanográficos e ambientais para desenvolver uma compreensão mais profunda dos efeitos químicos e biológicos do aquecimento global.

Neste contexto, atracou na manhã desta sexta-feira no Porto Grande do Mindelo o navio científico Yersin, uma plataforma de pesquisa para dezenas de cientistas, devendo no arquipélago permanecer por três semanas, com passagens por São Vicente, ilhéu Branco e ilha da Boa Vista.

A primeira escala das Explorações do Mónaco foi na Madeira e Ilhas Selvagens, a segunda é Cabo Verde, seguida do Pacífico e do Índico, até chegar de regresso ao Mónaco, ao cabo de três anos.

Também neste âmbito, a Geomar, da Alemanha, o INDP, de Cabo Verde e a Universidade de Cabo Verde tomaram a iniciativa de discutir o estado dos oceanos, aumentar a conscientização pública e agir para mitigar a pressão sobre os oceanos de hoje e contribuir para reconciliar a humanidade e o mar.

O evento decorre na manhã de quinta-feira, 21, no Centro Oceanográfico do Mindelo, na presença do Príncipe do Mónaco e do Presidente Jorge Carlos Fonseca.

O Principado do Mónaco, fundado em 1297, pela Casa Grimaldi, é uma cidade-Estado soberana, com 202 hectares e com uma população de 38.499 habitantes, situada no sul da França, sendo governada por Sua Alteza Sereníssima, o príncipe Alberto II.

AT/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos