Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Primeiro-ministro “satisfeito” com redução dos custos de produção de água quer reflexo nos consumidores (c/áudio)

Mindelo, 12 Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro enalteceu hoje, no Mindelo, o facto de, com novos dessalinizadores, a Electra passar a produzir água 50 por cento (%) menos custoso em consumo de energia, pelo que disse esperar que tal tenha reflexo nas tarifas.

Ulisses Correia e Silva veio hoje a São Vicente proceder à inauguração de um novo dessalinizador, com capacidade para produzir 10 mil metros cúbicos de água/dia, e pediu que a redução de custos na produção seja depois transferida para os consumidores, num trabalho, ajuntou, que cabe também à reguladora.

Aliás, o primeiro-ministro referiu que a inauguração do novo dessalinizador de São Vicente, num investimento de 1,2 milhões de contos, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), encontra-se “alinhado” com as políticas que o seu Governo tem estado a desenvolver, de associar a água às energias renováveis, ou seja, precisou, a política energética e a água andam juntas.

“Estamos a apostar decididamente em parcerias público/privadas para o uso da água dessalinizada na agricultura, com utilização quer da água do mar, quer a reutilização de águas residuais”, lançou o chefe do Governo, que informou que o Orçamento do Estado para 2019 contempla incentivos neste domínio.

A ideia, concretizou, é tornar Cabo Verde num país “cada vez menos dependente das chuvas”, ou seja, “se houver chuva muito bem, se não houver tem que ser muito bem na mesma”.

Daí, concretizou, a solução, dentro da estratégia de utilização da água para irrigação e para a agricultura, “tem que ter fraca dependência da chuva”.

“Vamos investir forte não só no investimento público como na atracção do investimento privado em condições favoráveis, quer fiscais, aduaneiras e financeiras, para um amplo investimento neste sector”, considerou.

A ocasião foi ainda aproveitada para Ulisses Correia e Silva anunciar “para breve”, com a visita do primeiro-ministro da Hungria a Cabo Verde, a assinatura de um acordo de 35 milhões de euros “em condições muito favoráveis”, montante que será investido “essencialmente”, notou, no sector da “resiliência e de adaptação às alterações climáticas”, via disponibilidade de água para a agricultura, em condições que faça Cabo Verde tornar-se “cada vez menos dependente” do efeito das chuvas.

“A mensagem que quero deixar hoje é de confiança num país com condições de ultrapassar as cantigas que nos davam sem saídas”, lançou, ou seja, concretizou, “se chover morremos afogados, se não chover morremos à sede”.

“Não tem que ser assim, para o Cabo Verde de hoje e do futuro, não morremos nem de excesso de água, nem da falta dela”, concluiu.

No ano em que a Electra celebra os 50 anos da instalação do primeiro dessalinizador em São Vicente, logo em Cabo Verde, precisamente no mesmo local onde hoje foi inaugurado o novo dessalinizador, Ulisses Correia Silva aproveitou para homenagear publicamente os colaboradores e trabalhadores da ex-Junta Autónoma das Instalações e Dessalinização de Água (JAIDA) pelo pioneirismo na instalação, pela primeira vez em Cabo Verde, de uma planta dessalinizadora.

A Electra, através do seu presidente do conselho de administração, Alcindo Mota, referiu-se à produção, que doravante passa a 24/24 horas em São Vicente, pediu uso racional da água e a “pronta satisfação” pelos clientes dos seus compromissos com a empresa.

Nesta linha, Alcindo Mota referiu-se ainda à necessidade de novos investimentos na manutenção e na extensão da rede de distribuição de água.

No âmbito do programa de comemoração dos 50 anos da dessalinização em Cabo Verde, o primeiro-ministro inaugura equipamento idêntico, na tarde de hoje, desta vez na ilha do Sal.


AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos