São Vicente: Primeiro-ministro propõe que prática do exercício físico seja uma rotina dos cabo-verdianos

Mindelo, 06 Abr (Inforpress) – O primeiro-ministro desejou na manhã de hoje, no Mindelo, que a prática do exercício físico em todas as comunidades do arquipélago seja uma rotina porque coloca o corpo em forma e ajuda a mente.

Ulisses Correia e Silva, com efeito, participou às primeiras horas da manhã de hoje, no Mindelo, juntamente com mais quatro ministros do seu Governo numa caminhada de 40 minutos, com exercícios físicos pelo meio, no âmbito da iniciativa “Mexi Mexe”, do Programa Nacional de Actividade Física, que partiu da Praça Estrela, passou pela Avenida Marginal e rotunda da Laginha e paragem no cais de cabotagem do Porto Grande.

“Um bom momento, uma actividade que está a ser realizada no sentido de haver uma grande promoção da actividade física, tivemos uma boa participação, caminhada e exercícios”, lançou Ulisses Correia e Silva, uma contribuição, sintetizou, para se ter um Cabo Verde muito mais saudável e com bons valores.

O primeiro-ministro deu o seu próprio exemplo – “faço caminhada todos os dias à excepção do fim-de-semana, às 06:30” – mas lembrou que muita gente faz footing matinal em Cabo Verde e a participação espontânea da população causa, inclusive, “estranheza”  a muitos que nos visitam.

“Isto é muito bom e mostra que nós estamos empenhados neste programa, dar a cara, e mostrar que é bom fazer exercício físico, é bom ter o corpo e a mente em boa forma e é bom para o país”, concluiu Ulisses Correia e Silva.

Para além do primeiro-ministro e alguns ministros, participaram ainda na iniciativa os presidentes da câmara municipal e assembleia municipal, entre algumas dezenas sanvicentinos.

A iniciativa “Mexi Mexe”, que se estende este ano a outras ilhas e municípios, é um programa do Governo em parceria com o Programa Nacional de Segurança Interna e Cidadania.

Tem como objectivo levar a actividade física a toda a população cabo-verdiana e em todas as localidades, ou seja, fazer as pessoas mexerem-se para uma vida mais saudável e proporcionar a sã convivência, segundo Ivanilda Reis responsável do Programa Nacional de Actividade Física.

Trata-se de uma directiva da Organização Mundial da Saúde (OMS) para comemorar o Dia Mundial da Actividade Física, que se celebra a 06 de Abril, e, segundo a mesma fonte, no âmbito do programa, está no plano de actividades incluir esta data na rotina dos cabo-verdianos.

“Massificar e comemorar sempre é um dos objectivos do programa”, sintetizou Ivanilda Reis.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos